nsc
    nsc

    UNIASSELVI

    Como escolher um bom curso de graduação para fazer a distância 

    Período de pandemia vem impulsionando a procura por cursos remotos, mas é preciso tomar alguns cuidados na hora de escolher 

    17/07/2020 - 09h11 - Atualizada em: 17/07/2020 - 14h38

    Compartilhe

    Estúdio
    Por Estúdio NSC
    Como escolher um bom curso de graduação para fazer a distância EAD
    (Foto: )

    A busca por cursos de ensino a distância (EAD) vem crescendo rapidamente no Brasil. Dados do último Censo da Educação Superior revelaram que, do total de pessoas matriculadas em cursos de graduação, 24,3% optaram pela modalidade a distância. Além disso, entre 2008 e 2018, o aumento da modalidade foi de entre 182,5%.

    Motivados pela flexibilidade dessa modalidade de ensino e pelos valores mais acessíveis, cada vez mais pessoas vêm buscando formas de estudar do conforto da própria casa – ou ainda no transporte público, no intervalo do trabalho ou em qualquer outro lugar com acesso à internet. Agora, durante a pandemia causada pelo novo coronavírus, o interesse pelo ensino remoto cresceu ainda mais.

    Por se apresentar como uma forma segura de se manter atualizado, enriquecer o currículo e aprender mais, os cursos de graduação EAD vêm se tornando a primeira escolha de quem busca aproveitar o momento de crise para se aperfeiçoar e se qualificar para um upgrade na carreira.

    No entanto, antes de se matricular, é importante levar em conta alguns critérios que devem guiar a escolha de uma instituição e do curso. Afinal, para que o investimento traga um bom retorno em forma de conhecimento, é preciso buscar o curso mais apropriado para o seu perfil e a instituição que ofereça o curso que vai trazer mais oportunidades.

    No momento da busca por um curso de graduação EAD, alguns critérios podem ser levados em conta durante a busca.

    1 – Credenciamento e avaliação do MEC

    Para que o diploma fornecido no final do curso seja reconhecido, a instituição precisa ser credenciada ao Ministério da Educação (MEC). Sem isso, o documento não é válido em território nacional e, para algumas empresas e universidades, essa validação é indispensável.

    Além disso, o MEC também avalia os cursos das instituições credenciadas a ele com notas que vão de 1 a 5. As notas 4 e 5 são atribuídas a cursos considerados de excelência ou muito bons. A nota 3 indica que o curso atende os padrões exigidos pelo MEC. Já as notas 2 e 1 são dadas a cursos que não atendem as exigências mínimas. Este pode ser um bom balizador na hora de começar a procurar um curso, então, vale ficar de olho nisso.

    Leia também: busca por cursos EAD cresce no Brasil; entenda por que essa modalidade de ensino vem ganhando adeptos

    2 – Informe-se sobre o curso

    Depois de selecionar algumas opções de cursos que despertam seu interesse, vale fazer uma análise aprofundada do conteúdo programático de cada um deles. Quais são as disciplinas do curso? Quais são os temas abordados nela? O conhecimento oferecido é compatível com a sua área de atuação? Qual o nível de profundidade do conteúdo trabalhado nas aulas?

    Também vale pesquisar sobre os tutores, buscando entender seu histórico profissional na área de atuação e suas especialidades e experiências nos assuntos que serão abordados. Isso pode fazer uma grande diferença na hora de transmitir o conhecimento. Um bom curso EAD oferece o apoio de tutores do começo ao fim do curso, para que o aluno se sinta amparado durante toda a trajetória de estudos e tenha com quem tirar dúvidas e reforçar o aprendizado.

    Outro ponto que vale analisar é se a instituição disponibiliza tutores que acompanham o processo de ensino-aprendizagem, estando disponíveis para tirar dúvidas durante o andamento de cada disciplina. Esse auxílio que vai além das aulas é essencial para garantir um bom amparo nos estudos.

    3 – Conheça as ferramentas de apoio

    Além de conhecer os tutores e o conteúdo programático, também é importante tentar descobrir de que forma o conteúdo das aulas é transmitido. Se até pouco tempo as aulas virtuais se resumiam a palestras online pouco interativas, hoje, o processo já bem diferentes.

    Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem mais modernos foram desenvolvidos para trazer dinamismo para as aulas e facilitar o processo de ensino-aprendizagem remotos. Por isso, algumas universidades contam com plataformas virtuais que oferecem todo o amparo para facilitar o estudo a distância, com bibliotecas online, laboratórios virtuais, fóruns, plataforma de tutoria, área de interação com os colegas, canais de comunicação com tutores e coordenação, além, é claro, das videoaulas.

    4 – Conheça a estrutura física da instituição

    Ainda que o curso seja EAD, em alguns casos é possível que alguns encontros presenciais façam parte do cronograma do curso. Na maioria dos casos, é comum que pelo menos uma avaliação seja feita presencialmente ao longo do semestre. Portanto, vale investigar se o espaço físico oferece o que é preciso para os encontros presenciais.

    5 – Boa relação custo-benefício

    É importante procurar por um curso que caiba no seu bolso, mas que também ofereça o que você precisa para desenvolver conhecimentos que vão impulsionar sua carreira. Por isso, apostar em uma instituição que é reconhecida no mercado, mas que também se propõe a oferecer ensino de qualidade de forma acessível é um bom caminho.

    A UNIASSELVI possui um dos EADs mais conceituados do país e há 15 anos oferece cursos em sistemas próprios, desenvolvidos para proporcionar experiências que propõe engajamento e eficiência no ensino. A instituição trabalha com tutores com dedicação exclusiva a cada turma, que acompanham a evolução do aluno do começo ao final do curso, servindo como um ponto constante de apoio na educação a distância.

    Vídeos, recursos visuais e multimídia, mapas de conteúdo, recursos de realidade aumentada, a possibilidade de interagir com tutores e colegas e de acompanhar seu progresso acadêmico são outras vantagens que a instituição oferece.

    Na UNIASSELVI, você encontra cursos EAD de qualidade que podem ajudar a impulsionar a sua carreira. Acesse o site e conheça!

    Para ler mais sobre o ensino a distância, acesse o canal Por Dentro do EAD.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Especiais Publicitários

    Colunistas