Tentativas pela terra, com auxílio de cães, mergulhos e varredura pelo ar. A operação de busca de um turista de 51 anos em Guabiruba, no Vale do Itajaí, levou 48 horas para ser concluída, terminando com um final feliz após o resgate pela equipe do Corpo de Bombeiros Militar com a aeronave Arcanjo nesta terça-feira (27).
Continua depois da publicidade
O turista se separou do grupo que estava na Trilha da Lagoa Azul, no Parque Nacional da Serra do Itajaí. Com isso, ele acabou se perdendo no domingo (25) em uma área de preservação de mais de 57 mil hectares.
Veja o momento em que o turista é localizado
Segundo os bombeiros, o trabalho acabou se tornando uma corrida contra o tempo e a geografia, já que a mata é muito densa. Os trabalhos de resgate se estenderam pela segunda-feira (26), com 15 bombeiros realizando as buscas via terrestre, com o apoio de dois drones com câmeras térmicas e um cão de busca.
Na data, também foram realizados mergulhos nos cursos d’água da região para descartar afogamento. No dia seguinte, seis bombeiros e dois cães de busca seguiram com as buscas por terra, enquanto a aeronave Arcanjo sobrevoava o local. Foi então que o homem foi localizado ao acenar para a aeronave.
Continua depois da publicidade
O turista estava consciente e disse às equipes que tentou descer, mas que percebeu que estava preso no vale e tentou subir o morro novamente. No entanto, como a mata é densa, ele acabou ficando desorientado.
— A plantação era muito espinhosa, tentei descer e sair do outro lado. Saí, deixei uma marcação e parei no mesmo lugar. Vocês me encontraram — disse aos bombeiros.
A vítima foi levada ao Hospital Azambuja, em Brusque.

