O monumento em homenagem a Olavo Bilac foi alvo de vandalismo na madrugada de quarta-feira (26), em pelo Centro de Blumenau. O objeto histórico está localizado na Avenida Beira-Rio, em frente ao Procon e próximo à prefeitura de Blumenau. O busto de bronze foi furtado e o pedestal de granito foi encontrado caído na grama.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
A prefeitura lamentou o ato de vandalismo ao patrimônio público em uma nota oficial. Um boletim de ocorrência foi registrado e a Polícia Civil irá investigar o caso. As imagens das câmeras de segurança da região serão analisadas para encontrar possíveis suspeitos e tentar localizar o busto.
A suspeita é de que o furto tenha ocorrido para que o bronze fosse vendido. Por isso, a prefeitura apela aos moradores que não comprem o busto por se tratar de um objeto furtado, que pertence ao patrimônio da cidade. Além disso, o município apela para que qualquer informação seja denunciada à Polícia Civil no número 181, ou à PM, no 190.
Veja fotos do ato de vandalismo
O monumento foi inaugurado no dia 7 dezembro de 1947 em homenagem a Olavo Bilac. A obra foi feita pelo escultor Fritz Alt, durante a gestão do prefeito Bruno Hildebrand. Inicialmente, o busto foi colocado na Alameda Duque de Caxias, no mesmo local em que hoje está a estátua do fundador da cidade. Porém, foi realocado para a Praça Hermann Weise em 1967.
Continua depois da publicidade
Olavo Brás Martins dos Guimarães Bilac nasceu no Rio de Janeiro em 16 de dezembro de 1865 e morreu em 28 de dezembro de 1918. Ele se dedicou ao estudo das letras e ao jornalismo, colaborando em vários jornais cariocas. Também foi um poeta, contista, cronista e patrono do exército. No pedestal em que estava o busto no Centro de Blumenau, há uma placa em que cita um dos versos de Bilac:
“Imita na grandeza a terra em que nasceste”.
Leia mais:
Situação de ponte histórica em Blumenau preocupa pedestres: “Caótica”






