Quem passa a pé pela Ponte do Salto, em Blumenau, precisa cuidar de onde pisa em alguns trechos do trajeto. As placas de ferro que servem de passagem entre as ruas Bahia e Pomerode estão gastas e têm pontos com furos, bastante ferrugem e até buracos. Nas redes sociais, moradores pedem por uma reforma.

Continua depois da publicidade

“A passagem dos pedestres está caótica, está em risco de acontecer uma tragédia. Fica o alerta para a prefeitura”, escreveu Fabiano Ferreira em uma publicação na página do governo municipal no Instagram. “Reformem a passarela onde passa as pessoas, está caindo e tudo está tudo enferrujado”, completou Isaac Quadros.

Receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Outras pessoas também concordaram com o relato e pediram por manutenção. Em nota, a Secretaria de Planejamento informou que o projeto de reforma da ponte está em fase de revisão e captação de recursos. Quando essas fases terminarem, a licitação será lançada e só então o tempo de execução do trabalho será conhecido. Ainda não há prazos para a intenção de melhorias sair do papel.

O fotógrafo do NSC Total Blumenau, Patrick Rodrigues, foi até a ponte nesta quarta-feira (26) e registrou o estado do passeio. Veja abaixo:

Continua depois da publicidade

Confira imagens da Ponte do Salto

A Ponte do Salto é a mais velha sobre o Rio Itajaí-Açu em Blumenau. Trazidas em 1912 da Alemanha, as 155 toneladas de materiais formavam a primeira estrutura, que foi inaugurada no ano seguinte, em 1913.

Em 1982, precisando de reformas, a passagem não resistiu ao tempo e desabou. No dia seguinte, o Jornal de Santa Catarina trouxe uma reportagem sobre os problemas que ocasionaram a queda. Essa série de matérias e a cobrança ao poder público para reconstruir a histórica ponte renderam ao jornal e ao repórter Luiz Antônio Soares um Prêmio Esso, o mais importante do jornalismo brasileiro.

Uma nova estrutura foi feita e também passou por “repaginadas”. Agora, portanto, é necessária mais uma.

Leia mais

Falsa noitada em motel que terminou em emboscada e morte tem desfecho na Justiça em SC