Um caça supersônico desembarcou em Santa Catarina nesta segunda-feira (23) e vai integrar a frota da Força Aérea Brasileira (FAB). O F-39 Gripen chegou de navio ao porto de Navegantes após partir de Norrköping, na Suécia. A aeronave foi retirada da embarcação com a ajuda de um guincho e transportada por terra até o aeroporto da cidade, onde passa por ajustes para decolar rumo à Base Aérea de Anápolis.
Continua depois da publicidade
Clique aqui e receba notícias por WhatsApp
Fabricado pela Saab, empresa sueca líder no segmento de defesa e segurança, o caça faz parte do Programa Gripen Brasileiro, uma parceria entre o Brasil e a Suécia firmada em 2013. A aeronave tem 8,6 metros de largura, 4,5 metros de altura, 14 metros de comprimento. É capaz de atingir 2,4 mil km/h, equivalente a duas vezes a velocidade do som, e pode voar acima de 16 mil metros de altitude.
Veja fotos do caça ao chegar em Navegantes
Continua depois da publicidade
O caça chegou ao Estado no navio Heerengracht, do armador Spliethoff. A operação de descarga durou 1h30min (assista vídeo abaixo). Essa foi a sexta operação de caças Gripen F-39. A primeira aeronave foi desembarcada pela Portonave em 2020, e as demais em 2022 e 2023. Essas se enquadram na modalidade breakbulk, tipo de transporte especial para mercadorias de grandes dimensões.
Vídeo mostra descarga do caça
Os aviões viajam em navios porque algumas particularidades tornariam a travessia pelos ares inviável. Uma delas é a autonomia de voo, menor do que a de uma aeronave comercial de transporte de passageiros. Caso voassem a partir da Suécia, os aviões precisariam de pausas para abastecimento estabelecidas no roteiro – o que encareceria a operação.
Como apurou a colunista Dagmara Spautz, outro ponto levado em conta é a burocracia que envolve sobrevoar o espaço aéreo de outros países com uma aeronave de guerra, incrementada com diversos tipos de armamento, como mísseis de longo e curto alcance.
A alternativa seria transportar os aviões sem os equipamentos bélicos.
Leia mais
FOTOS: Filhote de cachorro-do-mato resgatado em SC causa explosão de fofura na internet
Família do mal liderada por hacker é desmascarada em Blumenau por golpe a cooperativa