A caça ilegal no Parque Nacional da Serra do Itajaí levou as polícias Federal e Militar às ruas de Blumenau e região na madrugada desta terça-feira (5). Mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas casas dos caçadores em Blumenau, Indaial, Rio dos Cedros e Guabiruba. Houve três prisões em flagrante. Segundo a PM Ambiental, os envolvidos contavam com “olheiros”, GPS e ampla tecnologia para cometer os crimes.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Por ser uma reserva federal, as 18 ordens de busca foram autorizadas pela 1ª Vara da Justiça Federal em Joinville. A operação, batizada de Pelznickel, foi resultado de ações de inteligência da PM Ambiental que começaram há um ano, contou a corporação. Isso porque desde o ano passado a fiscalização tem identificado diversas vezes a prática criminosa dentro da unidade de conservação.
Em diferentes dias e horários o grupo caçava animais silvestres como veados, quatis, catetos, pacas, cutias, aves, tatus e macacos. Para isso, usava armadilhas, cães de caça, GPS e outras tecnologias, além de contar com “olheiros” que avisavam os caçadores ao perceberem a presença dos órgãos de fiscalização.
Durante o cumprimento dos mandados, armas e outras provas foram apreendidas. Os envolvidos responderão por crimes contra o meio ambiente, porte e posse ilegal de arma de fogo e envolvimento em organização criminosa voltada à prática ilegal de caça.
Continua depois da publicidade
Veja fotos
O Parque Nacional da Serra do Itajaí é uma área de Mata Atlântica que abrange nove municípios: Apiúna, Ascurra, Blumenau, Botuverá, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Presidente Nereu e Vidal Ramos. Com o objetivo de preservar a fauna, a operação desta terça foi chamada de Pelznickel porque esse é o nome do “Papai-Noel do mato” de Guabiruba.
A lenda folclórica conta que essa figura mítica, coberta de folhas ou trapos e adornada com chifres, assusta tanto crianças quanto adultos, “do mesmo modo que os caçadores alvos da operação têm assolado e incomodado a comunidade da região”, comentou a polícia.
A ação mobilizou 59 policiais militares ambientais e 55 policiais federais, bem como 17 viaturas da PM e 17 da PF.
Continua depois da publicidade
Leia mais
FOTOS: Frohsinn ressurge das cinzas e ganha cara nova após uma década fechado em Blumenau