nsc
santa

2019

Cachoeira em Doutor Pedrinho é opção para os dias quentes de verão no Vale do Itajaí

Com ambiente familiar e de fácil acesso, a Véu de Noiva é alternativa para aqueles que querem fugir do Litoral

02/01/2019 - 14h05 - Atualizada em: 23/12/2019 - 17h00

Compartilhe

Augusto
Por Augusto Ittner
O tal 'véu' da noiva.
O tal 'véu' da noiva.
(Foto: )

Doutor Pedrinho está a 120 quilômetros da agitada Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina. Demérito? Longe disso. A cidade de apenas 4 mil habitantes, fundada há três décadas tem uma opção de lazer que vai além das euforias encaloradas do verão à beira do mar: a cachoeira Véu de Noiva.

Tudo bem que o nome é clichê, mas o espaço oferece um ambiente singular, seja para grupos de amigos, ou famílias, o local situado às margens da SC-477, a cerca de 70 quilômetros do Centro de Blumenau (confira a localização abaixo), é uma alternativa para curtir dias de calor no Médio Vale do Itajaí. O acesso é por uma trilha bem conservada e sinalizada. São 20 minutos de uma caminhada que traz um visual compensador, com direito até a um pequeno mirante.

O principal cuidado que é preciso ter no local é quanto às pedras. Como o ambiente por lá é muito úmido devido aos finos jatos d'água oriundos da cachoeira, o trajeto até a queda d'água é liso. Para evitar acidentes, é sempre bom ter precaução. O mesmo vale para a gélida piscina natural que tem pontos mais profundos e até certa correnteza, embora nas margens seja possível se banhar sem problemas.

Da trilha até a cachoeira não há muitos locais para fazer um piquenique, mas o acesso da cachoeira tem um restaurante. Para evitar desgastes, é sempre bom levar bastante água, frutas e, quem sabe, até um sanduíche, mas sabendo que parar em algum lugar para se alimentar confortavelmente não é uma opção.

Ah, quanto custa? Além do combustível até lá, nadinha.

Vale pelo passeio, pela experiência e (por que não?) pelo fato de explorar uma pequena cidade que está distante do frenesi das praias.

Localização:

Colunistas