O cobiçado banho de mar durante as altas temperaturas do verão é desejado por muitos, mas não pode ser aproveitado por todos devido à falta de acessibilidade. Uma iniciativa em São Francisco do Sul, no Litoral Norte de Santa Catarina, busca mudar isso. Com cadeira anfíbia e guarda-vidas, as pessoas com dificuldade de locomoção podem chegar até as águas calmas da praia da Enseada a partir da próxima quinta-feira (18).
Continua depois da publicidade
O Programa Praia Acessível consolida a cidade mais antiga de SC como referência em inclusão e turismo acessível no litoral catarinense. A iniciativa possibilita que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida aproveitem o banho de mar com conforto e segurança.
Veja fotos da iniciativa
A estrutura da iniciativa conta com cadeiras anfíbias, que são adaptadas e podem ser colocadas tanto na areia quanto na água. A ação conta com suporte de servidores municipais, guarda-vidas e voluntários capacitados para auxiliar no deslocamento e na permanência na praia.
Assim, as pessoas que sonham em entrar no mar, mas enfrentam desafios físicos, podem curtir gratuitamente uma das praias mais procuradas da região pelos turistas.
Saiba como participar
O serviço funciona na Praia da Enseada, ao lado do Posto 9 dos guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar. O programa estará ativo durante toda a temporada de verão, até 15 de março, de quinta-feira a domingo, das 8h às 12h e das 14h às 18h, com atendimento gratuito à população.
Continua depois da publicidade
Promovido pela Prefeitura de São Francisco do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, com apoio do Corpo de Bombeiros Militar, o Praia Acessível
Mais de mil pessoas atendidas
A retomada do programa ocorre após uma temporada considerada histórica, segundo a prefeitura. Na edição anterior, foram registrados 539 atendimentos, número superior à média de cerca de 300 atendimentos por temporada desde a criação do projeto, em 2018. Ao longo dos últimos cinco anos, mais de 1,5 mil usuários já foram beneficiados pela iniciativa.
*Sob supervisão de Leandro Ferreira





