No mesmo mês em que completa 21 anos, a rede Café Cultura, a maior rede de cafeterias focada em cafés especiais do Brasil inaugura sua 48ª unidade, a 23ª de Santa Catarina, estado onde nasceu e mantém sua sede. A partir desta quarta-feira (15), Joinville passará a contar com sua segunda loja. O endereço é uma das mais conhecidas e movimentadas ruas da cidade, a Rua Otto Boehm. A primeira foi inaugurada no Garten Shopping.

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A nova operação representa mais um passo no planos de expansão, que aposta em cidades médias e grandes centros para consolidar a rede como referência nacional em cafés especiais e experiência do consumidor. Para isso, foi desenhada uma estratégia que, em uma primeira fase contemplava as principais cidades dos estados do Sul do Brasil. 

A partir daí, a ideia foi expandir para o Sudeste, onde o Café Cultura já conta com cinco operações nos estados de São Paulo – Piracicaba, Campinas e três na capital – e Rio de Janeiro, sendo quatro na capital e uma em Niterói. Até o começo de novembro, Vitória (ES) também terá uma loja.

— Joinville coleciona uma série de predicados e, por isso, é uma cidade estratégica para nós. Além de ser um polo econômico e cultural importante do estado, tem um público que aprecia boas experiências gastronômicas e reconhece a qualidade dos cafés especiais. Esta unidade é ainda mais importante não apenas por sua localização em um endereço emblemático, em uma região central e muito valorizada da cidade, mas por se tratar da segunda de um mesmo franqueado. Este é um sinal claro do sucesso dos negócios e que estamos no caminho certo — reflete a CEO e sócia-fundadora do Café Cultura, Luciana Melo.

Assim como as demais, a loja segue a proposta de oferecer um ambiente agradável e acolhedor para quem busca opções de pratos saborosos para todos os momentos do dia. Os apreciadores de cafés especiais poderão saborear bebidas feitas a partir de grãos premium oriundos do sul de Minas Gerais. 

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— Ao contrário da primeira unidade, esta é uma loja de rua. Mas, independentemente da localização, o público poderá reconhecer fatores importantes do nosso DNA, como o ambiente acolhedor que dá vontade de ir e ficar, o atendimento próximo e os produtos de origem —  complementa a CEO.

Momento favorável, avalia a rede

A inauguração coincide com o bom momento das franquias tanto no estado quanto na cidade de Joinville.  Em Santa Catarina, apenas no primeiro semestre, o setor como um todo cresceu 11,1%, alcançando faturamento que superou os R$ 6,9 bilhões. Já na cidade, o crescimento do setor foi de 11%, com faturamento ultrapassando os R$ 549 milhões.

A cultura da apreciação dos cafés especiais também está em alta. Segundo a Brainy Insights, o setor global de cafés especiais deve chegar a US$ 152,69 bilhões até 2030, com crescimento de 12,32% ao ano. Além disso, estima-se que cerca de 5% a 10% do consumo brasileiro de cafés já seja de grãos especiais. Esta estatística é corroborada pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA). De acordo com a entidade, o consumo da bebida cresce cerca de 15% ao ano no Brasil.

— Temos opções para os mais diversos paladares e para todos os momentos do dia, do café da manhã ao happy hour. Nossas opções vegetarianas e veganas, sem glúten ou lactose, são outro diferencial, já que são extremamente saborosas e não deixam nada a dever para as regulares. Uma das provas é nosso bolo de chocolate sem glúten e o sanduíche de pastrami vegetal que fazem muito sucesso — diz.

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Com sede em Florianópolis e inúmeras premiações ao longo de sua história, o Café Cultura – cujo nome é inspirado em “cafeicultura” – cresceu 18,5% em 2024. 

— Levamos a sério nossa missão de difundir a cultura da apreciação dos cafés especiais associada a uma gastronomia refinada. Para isso, renunciamos à massificação e optamos por um produto proveniente de cafeicultores que praticam uma agricultura de origem, sustentável, especializada e certificada. Neste hall incluem-se, também, lavouras que têm mulheres à frente. Outro diferencial é que a torrefação de todo café servido nas cerca de 7 milhões de xícaras que comercializamos anualmente é feita na nossa sede. Assim, temos ainda mais controle da qualidade do que servimos — conclui.

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