Ao menos 14 lotes de café torrado da marca Terra da Gente foram recolhidos de supermercados e atacadistas de Santa Catarina após fiscalização do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). As análises identificaram impurezas e matérias estranhas acima do limite permitido, informou a pasta nesta segunda-feira (22).
Continua depois da publicidade
Os lotes recolhidos em Santa Catarina correspondem às versões tradicional e extra forte. As irregularidades foram identificadas em análises dos Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária (LFDA), vinculados à Secretaria de Defesa Agropecuária.
Onde os cafés foram recolhidos em SC
De acordo com o Mapa, os produtos da marca Terra da Gente foram coletados nos seguintes estabelecimentos do Estado:
- Super Atacadista Angeloni & Cia
- Komprao Koch Atacadista (Koch Hipermercado)
- Supermercados Vargas
- TAF Distribuidora de Alimentos e Bebidas
O que diz a lei
Pela legislação sanitária em vigor, o café torrado e moído pode conter apenas quantidades muito restritas de matérias estranhas consideradas inevitáveis.
Continua depois da publicidade
A Resolução RDC nº 623/2022, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), estabelece como limite máximo a presença de até 60 fragmentos de insetos em 25 gramas de café. A presença de impurezas fora desses parâmetros torna o produto irregular e passível de desclassificação e recolhimento.
Orientação aos consumidores
O Ministério da Agricultura orienta que consumidores que tenham adquirido os produtos listados interrompam o consumo e procurem o local de compra para solicitar substituição ou ressarcimento, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor.
Denúncias podem ser feitas por meio da plataforma Fala.BR, com a identificação do estabelecimento e do endereço onde o produto foi adquirido.
Veja os lotes afetados
Terra da Gente
- Lote 462492
- Lote 492491
- Lote 082591
- Lote 092592
Terra da Gente Tradicional
- Lote 142592
- Lote 472492
- Lote 092592
- Lote 072592
- Lote 152592
Terra da Gente Extra Forte
- Lote 242591
- Lote 234491
- Lote 472491
- Lote 092591
- Lote 152591
Outros estados também tiveram recolhimentos
Além de Santa Catarina, o café Terra da Gente teve o lote recolhido no Rio Grande do Sul. Outras três marcas também foram recolhidas em Tocantins, Mato Grosso e Ceará. O recolhimento foi feito por identificação de impurezas e matérias estranhas acima do limite permitido.
Continua depois da publicidade
O que dizem os envolvidos
Em nota, a Solveig Indústria e Comércio de Café Ltda, responsável pelo café Terra da Gente, afirmou que os lotes são antigos e “já foram “integralmente segregados e não estão em circulação no mercado, não representando qualquer risco ao consumidor”.
“Tão logo a empresa tomou conhecimento das supostas irregularidades, adotou medidas imediatas, como a segregação dos lotes e o reforço nos controles de qualidade. Desde agosto de 2025, a empresa também vem implementando um plano de modernização industrial, com equipamentos atualizados, processos aprimorados e rastreabilidade completa de toda a produção”, diz a nota.
Além disso, a Solveig afirma que a empresa cumpre integralmente todas as normas e exigências da Portaria do MAPA. “Todos os lotes atualmente produzidos passam por rigorosos controles de qualidade, com laudos laboratoriais que confirmam sua plena conformidade com os padrões legais e de segurança alimentar. A Solveig reafirma seu compromisso com a qualidade, segurança e transparência, garantindo que os produtos atualmente disponíveis são seguros e confiáveis”, finaliza.
Por meio da assessoria de imprensa, o Grupo Koch informou que o produto não está mais à venda em suas lojas. Já a rede Angeloni informou que não irá se manifestar sobre o caso.
Continua depois da publicidade
Os demais mercados não retornaram ao contato da reportagem. O espaço segue aberto.

