O calendário de pagamento do IPVA 2026 já está definido em Santa Catarina. Neste ano, não houve alterações nas alíquotas no Estado, que seguem sendo de 2% para carros e utilitários nacionais ou importados e 1% para motocicletas, veículos de carga, transporte de passageiros e locadoras.
Continua depois da publicidade
Santa Catarina possui 6,4 milhões de veículos registrados, sendo 4,2 milhões passíveis de tributação. Os números já levam em conta a mudança para esse ano, que isenta do pagamento do imposto veículos com mais de 20 anos de tributação. O IPVA catarinense está entre os menores do país, atrás somente do Paraná, que reduziu a alíquota de 3,5% para 1,9% neste ano.
Quando começa o pagamento do IPVA 2026
Para veículos novos e importados, o pagamento deve ser feito dentro do prazo de 30 dias depois da compra ou do desembaraço aduaneiro. Já para veículos usados, o pagamento ocorre conforme o calendário de pagamento do IPVA, que segue a ordem do número final da placa. Para carros com placas de final 1, o pagamento começa já em janeiro, com a 1ª cota no próximo sábado (10) e as próximas duas para fevereiro e março, caso o motorista opte pelo parcelamento.
Se a opção for pela cota única, ela deve ser paga até o dia 31 de janeiro. O licenciamento dos carros com placa de final 1 tem prazo de pagamento no dia 31 de março. O calendário de pagamento do IPVA 2026 segue ao longo do ano, com o último pagamento para os carros de placa com final 0, que vai de outubro a dezembro, no caso de parcelamento, ou ocorre somente em 31 de outubro, na cota única.
Confira o calendário de pagamento do IPVA 2026
Continua depois da publicidade
Como consultar o IPVA 2026 em Santa Catarina
- Acesse o site https://servicos.detran.sc.gov.br/login
- Faça o login utilizando o cadastro do gov.br
- Clique em “Meus Veículos” e depois nas informações de placa e modelo referente ao seu veículo
- Será possível visualizar o boleto em cota única e o primeiro boleto, caso o contribuinte opte pelo parcelamento
- Também é possível consultar os boletos em aberto inserindo os dados de placa e número Renavam do veículo ao clicar em “Consultar dossiê veículo”
Quais são as formas de pagamento do IPVA
Atualmente, há três formas de pagamento do IPVA em Santa Catarina. São elas:
- Cota única: com pagamento em uma única parcela ao final de cada mês, de acordo com o calendário do IPVA em Santa Catarina. No caso das placas com final 1, o prazo é até 31 de janeiro.
- Parcelamento em três vezes sem juros: também segue o calendário de acordo com o final de cada placa, porém o pagamento deve ocorrer até o dia 10 de cada mês. No caso das placas com final 1, o prazo de pagamento da primeira parcela é 10 de janeiro.
- Parcelamento em até 12 vezes pelo cartão de crédito: é possível realizar o pagamento através de uma empresa credenciada no link https://bit.ly/ipvacartao. A Secretaria de Estado da Fazenda explica que essa opção ocorre por operação financeira, de forma semelhante a um empréstimo, com incidência de juros e outros encargos.
Também é possível realizar o pagamento do IPVA via PIX através do QR Code disponível no boleto, opção oferecida desde agosto do ano passado.
Continua depois da publicidade
Quais veículos estão isentos do IPVA
Em Santa Catarina, estão isentos do pagamento do IPVA motocicletas até 200 cilindradas (incluindo os ciclomotores elétricos) que não tenham cometido infrações de trânsito no ano anterior. Também ficam isentos veículos de propriedade de pessoas com deficiência física, visual, mental severa/profunda ou autista.
Os responsáveis legais destas pessoas também podem pedir a isenção, se comprovarem que o veículo é para uso da pessoa com deficiência, mesmo que conduzido por terceiros. Também ficam isentos do IPVA:
- Táxis;
- Veículos de propriedade das sociedades corpos de bombeiros voluntários;
- Veículos de consulados;
- Veículos de instituições religiosas, de educação e de assistência social (imunidade);
- Veículos de partidos políticos (imunidade);
- Veículos de consulados credenciados junto aos órgãos governamentais.
A partir deste ano veículos com 20 anos ou mais de fabricação também estarão isentos do imposto, com exceção de ônibus, micro-ônibus e caminhões. Até então, a regra garantia a isenção de veículos com 30 anos ou mais. Com a mudança, cerca de 950 mil veículos devem ficar isentos, mais de 18% da frota tributada no último ano. A alteração, que segue a determinação da Emenda Constitucional 137/2025, deve acarretar um impacto de cerca de R$ 180 milhões na arrecadação estadual do próximo ano.
Continua depois da publicidade

