Municípios da Grande Florianópolis iniciaram a semana com temperaturas altas, que chegaram aos 36°C em Águas Mornas na tarde desta segunda-feira (15). Com a umidade relativa do ar em 55%, o índice de calor chegou aos 46°C, conforme o cálculo feito pela Epagri/Ciram. O índice de calor também é chamado de heat index, em inglês, sendo a temperatura sentida devido a combinação entre a temperatura aparente do ar e a umidade relativa do ar.

Continua depois da publicidade

Outra cidade com índice de calor alto foi Santo Amaro da Imperatriz. Na região, a temperatura chegou aos 34°C, com umidade relativa de 69%. Com a combinação do calor com a umidade, o índice chegou aos 46°C.

Antônio Carlos também passou dos 40°C no índice de calor. Isso porque a temperatura foi de 36°C, com umidade relativa de 51%, chegando ao índice de calor de 44°C.

Florianópolis com índice de calor de mais de 40°C

Em Florianópolis, as duas estações da Epagri/Ciram registraram temperaturas acima dos 30°C. Às 15h, a estação do Itacorubi indicou máximas de 32°C, com umidade relativa do ar de 71%. Isso que dizer que, na região, o índice de calor chegou aos 41°C.

Já na estação de Carijós, no Norte da Ilha, os termômetros bateram os 30°C, com umidade relativa de 72%. Dessa forma, o índice de calor, às 14h, era de 36°C.

Continua depois da publicidade

Recomendações da Defesa Civil

Qual a diferença entre índice de calor e sensação térmica?

De acordo com a Epagri/Ciram, a diferença entre o índice de calor e a sensação térmica é um dos elementos que é utilizado no cálculo. Enquanto o índice de calor combina a temperatura aparente do ar com a umidade relativa, a sensação térmica junta a temperatura e a velocidade do vento. Dessa forma, a sensação térmica é a temperatura aparente sentida pela pele exposta.

Em Florianópolis, por exemplo, a temperatura era de 32°C às 15h, enquanto a velocidade do vento média era de 8 km/h. Com isso, a sensação térmica era de 35°C.