nsc
hora_de_sc

Dicas

Calor favorece mudança de hábitos alimentares

Temperaturas elevadas podem ajudar a ter uma rotina mais saudável

17/10/2020 - 12h15 - Atualizada em: 10/11/2020 - 08h43

Compartilhe

Por Agência Estado
Alimentos saudáveis combinam com calor do verão
Alimentos saudáveis combinam com calor do verão
(Foto: )

Com as marcações nos termômetros subindo, muitos reclamam do calor. Mas as temperaturas mais elevadas podem contribuir para a mudança de hábitos alimentares, criando uma dieta mais saudável e equilibrada e, consequentemente, facilitando a perda de peso. Esse comportamento ao menos é constatado por especialistas.

Nessa época fica mais fácil ingerir frutas que possuem mais água na composição, como melancia, melão e ameixa. Além disso, é importante aproveitar o período para adquirir o hábito de beber água constantemente, mantendo o corpo sempre hidratado.

> Cinco exercícios básicos para realizar em casa - e os erros mais comuns

Além das frutas, especialistas recomendam consumir vegetais de cor verde escura ao menos três vezes por semana. Isso por conta da concentração de ferro e ácido fólico.

Sucos são ótimos para o calor

Também são boas indicações os sucos de vegetais com frutas. É possível incluir ainda na lista cereais, chia e aveia. As bebidas, aliás, podem brincar com as frutas e vegetais. Beterraba com cenoura e laranja e a couve com abacaxi e hortelã são algumas das opções.

> Sete motivos para visitar a Ilha de Porto Belo em Santa Catarina

A água de coco também hidrata. Além disso, oferece uma boa quantidade de nutrientes, ideais para repor aqueles que são perdidos com o calor elevado. Outra sugestão fácil e saudável: prepare picolés caseiros. É só picar a fruta desejada e completar com água.

Sucos são perfeitos para refrescar no verão
Sucos são perfeitos para refrescar no verão
(Foto: )

> Saiba como enfrentar o calor extremo e as temperaturas acima de 40°C

Alerta aos alimentos "pesados"

Nessa época, porém, é preciso ainda ter cuidado especial com pratos que recebem uma grande quantidade de ingredientes no preparo, aqueles considerados "pesados", como feijoada, dobradinha, lasanha. Frituras, doces, bebidas açucaradas, refrigerante, bebida alcóolica e carne vermelha com excesso de gordura devem ser consumidas com muita cautela. O ideal é evitar.

> Dicas de como prevenir o câncer

Além disso, lembre-se de consultar um médico para uma avaliação geral. Aproveite o período também para abandonar o sedentarismo, incluindo na rotina a prática periódica de atividade física.

Confira a receita de uma salada perfeita para o calorão

Colunistas