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    Saúde

    Dicas de como prevenir o câncer

    Descubra como ter uma dieta saudável e saiba como colocar atitudes na rotina que podem ajudar a evitar casos da doença

    03/10/2020 - 14h05 - Atualizada em: 14/10/2020 - 10h43

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    Redação
    Por Redação Hora
    Frutas para alimentação saudável
    Alimentação com frutas, vegetais e fibras previnem o câncer
    (Foto: )

    Uma dieta saudável pode ajudar a prevenir ou combater o câncer. O que você venha a comer e praticar ou que deixa de fazer pode ter um efeito poderoso em sua saúde, incluindo o risco de câncer. Saiba mais considerando estas dicas de saúde e alimentação.

    Como diminuir o risco com alimentos que combatem o câncer

    Afinal, qual é a ligação entre câncer e dieta?

    Alguns fatores de risco de câncer, como genética e meio ambiente, estão fora de seu controle. No entanto, os médicos afirmam que cerca de 70% do risco de câncer ao longo da vida está ao seu alcance para mudar, incluindo sua dieta.

    Evitar cigarros, limitar o consumo de álcool, atingir um peso saudável e praticar exercícios são ótimos passos para prevenir o câncer. A adoção de uma dieta saudável também pode inserir um papel vital.

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    Embora se aponte para associações entre alimentos específicos e câncer, existem certos certos hábitos que podem ter uma grande influência no mesmo risco. Por exemplo, seguir uma dieta mediterrânea tradicional rica em frutas, vegetais e gorduras saudáveis, como azeite de oliva, pode diminuir o risco de variedades comuns, incluindo câncer de mama. Por outro lado, uma dieta que inclui uma porção diária de carne processada aumenta o risco de câncer colorretal.

    Se você tem histórico de câncer na família, fazer pequenas mudanças em sua dieta e seu comportamento, pode fazer uma grande diferença em sua saúde a longo prazo. E se você já foi diagnosticado com câncer, fazer uma dieta nutritiva pode ajudar a manter o seu humor e fortalecer o seu corpo durante este período desafiador.

    Frutas e fibras são aliadas contra o câncer
    Frutas e fibras são aliadas contra o câncer
    (Foto: )

    Maneiras simples de construir sua dieta de prevenção do câncer

    Para diminuir o risco de muitos tipos de câncer, bem como de outras doenças graves, tente elaborar uma dieta em torno de uma variedade de frutas e vegetais ricos em antioxidantes, nozes, grãos inteiros e gorduras saudáveis. Ao mesmo tempo, tente limitar a quantidade de alimentos processados ​​e fritos, gorduras prejudiciais à saúde, açúcares e carboidratos refinados que você consome.

    Reduza o risco de câncer com antioxidantes

    Os alimentos vegetais são ricos em nutrientes conhecidos como antioxidantes que estimulam o sistema imunológico e protegem contra células cancerosas.

    Dietas ricas em frutas podem reduzir o risco de câncer de estômago e pulmão;

    Comer vegetais que estragam carotenóides, como cenoura, couve de Bruxelas e abóbora, pode reduzir o risco de câncer de pulmão, boca, faringe e laringe;

    Dietas ricas em vegetais sem amido, como brócolis, espinafre e feijão, podem ajudar a proteger contra o câncer de estômago e esôfago;

    Alimentos ricos em licopeno, como tomate, goiaba e melancia, podem diminuir o risco de câncer de próstata;

    Comer laranjas, frutas vermelhas, ervilhas, pimentões, folhas verdes e outros alimentos ricos em vitamina C também pode proteger contra o câncer de esôfago.

    Frutas vermelhas framboesa
    Frutas vermelhas, como a framboesa, são cheias de antioxidantes
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    Inclua mais frutas e vegetais à sua dieta

    Atualmente, a maioria de nós fica por fora do mínimo recomendado de cinco porções diárias de frutas e vegetais. Para adicionar mais à sua dieta, concentre-se em adicionar alimentos “inteiros”, o mais próximo possível de seu estado natural. Por exemplo, coma uma maçã com casca em vez de beber suco de maçã.

    Encha-se de fibra

    Como fibras, encontradas em frutas, vegetais e grãos inteiros, desempenham um papel fundamental em manter seu sistema digestivo limpo e saudável. Ajuda a manter os compostos cancerígenos em movimento pelo trato digestivo antes que possa causar danos. Comer uma dieta rica em fibras pode ajudar a prevenir o câncer colorretal e outros cânceres comuns do sistema digestivo, incluindo estômago, boca e faringe.

    Fibras
    Granola com fibras ajuda na prevenção contra o câncer
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    Escolha gorduras saudáveis

    Comer uma dieta rica em gordura aumenta o risco de muitos tipos de câncer. Porém, tipos saudáveis ​​de gordura podem realmente proteger contra o câncer.

    Evite gordura trans ou de óleo parcialmente hidrogenado encontrado em alimentos embalados e fritos, como biscoitos, bolachas, bolos, massas de pizza, batatas fritas, frango frito e empanados.

    Limite a gordura saturada da carne vermelha e laticínios a não mais que 10% de suas calorias diárias.

    Prefira alimentos com mais gorduras insaturadas como de peixes, azeites, nozes e abacates. Os ácidos graxos ômega-3 encontrados no salmão, atum e linhaça podem combater a inflamação e apoiar a saúde do cérebro e do coração.

    Reduza o açúcar e carboidratos refinados

    O consumo de carboidratos refinados que causam picos rápidos de açúcar no sangue tem sido associado a um risco maior de câncer de próstata, bem como de outros problemas graves de saúde.

    Em vez de refrigerantes açucarados, cereais adoçados, pão branco, massas e alimentos processados ​​como pizza, opte por grãos integrais não refinados como trigo integral ou pão multigrãos, arroz integral, cevada, quinoa, farelo de cereais, aveia e vegetais sem amido .

    Açúcar
    Açúcar é vilão na dieta contra câncer
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    Limite de carne processada e vermelha

    Há uma ligação entre o risco de câncer e o consumo de carne processada, como bacon, salsichas, cachorro-quente, pepperoni ou salame. Comer cerca de 50 gramas por dia de carne processada aumenta o risco de câncer em 20%. Isso pode ser devido aos conservantes de nitrato ou outras substâncias usadas no processamento da carne, além dos fatores de risco também aumentarem com a ingestão de carne vermelha.

    Assim, a estratégia mais segura é limitar a quantidade de carne processada que você consome e variar sua dieta buscando outras fontes de proteína, como peixe, frango, ovos, nozes e soja, em vez de depender apenas da carne vermelha.

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    Cardápio contra o câncer

    Café da manhã: frutas frescas, sementes e nozes aos grãos inteiros, cereais com baixo teor de açúcar (como aveia).

    Almoço: coma uma salada recheada com seus feijões e ervilhas favoritos ou outra combinação de vegetais. Local alface, tomate e abacate um sanduíche de grãos inteiros. Coma cenouras, chucrute ou frutas como acompanhamento.

    Lanches: pegue uma maçã ou banana antes de sair de casa. Manter uma mistura preparada com cenouras, pepinos, pimentões, massas como homus, pestos e coalhadas à mão.

    Jantar: vegetais frescos ou congelados ao seu molho de massa favorito ou prato de arroz. Cubra uma batata assada com brócolis, vegetais salteados ou salsa.

    Sobremesa: escolha frutas em vez de sobremesas açucaradas.

    Vegetais contra câncer
    Cárdapio contra câncer tem que ser cheio de vegetais
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    Prepare sua comida de maneira saudável

    A escolha de alimentos saudáveis ​​não é o único fator importante na prevenção do câncer. Também importa como você prepara, armazena e cozinha sua comida. Aqui estão algumas dicas que o ajudarão a obter o máximo de benefícios ao comer todos aqueles alimentos excelentes que combatem o câncer, como frutas e vegetais:

    Coma pelo menos algumas frutas e vegetais crus, pois eles tendem a ter as maiores quantidades de vitaminas e minerais;

    Ao cozinhar vegetais, cozinhe no vapor apenas até ficarem macios. Isso preserva mais vitaminas. Cozinhar demais os vegetais remove muitas vitaminas e minerais;

    Lave todas as frutas e vegetais. Use uma escova de legumes para lavar. A lavagem não elimina todos os resíduos de pesticidas, mas os reduz;

    Dê sabor aos alimentos com ervas e especiarias que aumentam a imunidade. Alho, gengibre e curry em pó não apenas adicionam sabor, mas também adicionam nutrientes valiosos que combatem o câncer. Outras boas opções incluem açafrão, manjericão, alecrim e coentro.

    Dicas valiosas para reduzir os agentes cancerígenos

    Carcinógenos são substâncias cancerígenas encontradas nos alimentos. Eles podem se formar durante o processo de cozimento ou conservação - principalmente em relação à carne - e quando os alimentos devem ser usados.

    Exemplos de alimentos que caracterizam carcinógenos são carnes curadas, secas, em conserva (por exemplo, o bacon, a salsicha, charque, etc) e carnes mais queimadas ou carbonizadas e alimentos defumados.

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    Saiba como reduzir sua exposição a agentes cancerígenos

    Não cozinhe óleos em fogo alto. Cozinhar ou assar em fogo baixo (menos de 240 graus) evita que óleos ou gorduras se tornem cancerígenos;

    Vá com calma no churrasco. Queimar ou carbonizar a carne cria substâncias cancerígenas. Se você decidir fazer um churrasco, não cozinhe demais a carne e desenvolver-se de cozinhá-la na temperatura adequada (não muito quente);

    Armazene os óleos em um fresco local e escuro em recipientes herméticos, pois eles rapidamente se tornam rançosos quando expostos ao calor, luz e ar;

    Evite alimentos que oferecem aparência ou cheiro de mofo, pois provavelmente fortificados carcinógenos mais comumente encontrados em amendoins mofados.

    Cuidado com o que põe no micro-ondas. Use papel manteiga em vez de filme plástico para cobrir a comida, e sempre use próprio para micro-ondas.

    Atenção: conheça os cinco melhores alimentos para grelhar

    Peito de frango, sem pele, sem osso, grelhado, bem passado

    Bife grelhado bem passado

    Porco Assado

    Salmão grelhado com pele

    Hambúrguer grelhado bem passado

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    Outras dicas de estilo de vida para a prevenção do câncer

    Embora sua dieta seja fundamental para a prevenção do câncer, outros hábitos saudáveis ​​podem reduzir ainda mais o risco:

    Seja o mais "sem gordura" possível sem ficar abaixo do peso. O ganho de peso e o sobrepeso ou obesidade aumentam o risco de vários tipos de câncer, incluindo câncer de intestino, mama, próstata, pâncreas, endométrio, rim, vesícula biliar, esôfago e ovário.

    Seja fisicamente ativo por pelo menos 30 minutos todos os dias. A atividade física necessária o risco de câncer de cólon, endométrio e de mama na pós-menopausa. Três interrupções de 10 minutos também funcionam bem, mas o segredo é encontrar uma atividade que você goste e torná-la parte de sua vida diária.

    Atividade física caminhada
    Atividade física, como a caminhada, auxilia no combate do câncer
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    Limite como bebidas alcoólicas e seu consumo por dia.

    Sempre que possível, procure atender às necessidades nutricionais apenas por meio da dieta, em vez de tentar usar suplementos para proteger contra o câncer.

    E importante! Siga as recomendações de dieta, peso saudável e atividade física do seu médico ou profissional treinado.

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    Atitudes para considerar contra o câncer

    É fácil ficar animado com as alegações de que o mais recente suplemento dietético irá prevenir ou curar o câncer. No entanto, não é provável que essas alegações de marketing tenham sido comprovadas. Não há provas de que como multivitaminas podem ajudar a reduzir o risco de câncer. Converse com seu médico antes de adicionar suplementos à sua dieta.

    Mudanças extremas em sua dieta podem realmente constar-lo em risco de novos problemas de saúde.

    As associações médicas internacionais recomendam o uso de vitaminas, mas desde que sejam orientadas por um profissional.

    Converse com seu médico se você acha que está em risco de câncer ou outros problemas de saúde. Ele ou ela pode fazer recomendações de dieta ou encaminhá-lo a um nutricionista.

    E então, gostou deste assunto sobre a dieta e prevenção de câncer? Continue se informando mais e não se esqueça de compartilhar estas dicas em suas redes sociais!

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