nsc
hora_de_sc

Gastronomia

Dia Mundial do Chocolate: especialistas explicam os benefícios

Pesquisa aponta que comer chocolate todo dia pode fazer bem até para o cérebro

02/07/2020 - 11h04 - Atualizada em: 07/07/2021 - 08h42

Compartilhe

Por Redação NSC
No dia mundial do chocolate, conhece os benefícios do doce
No dia mundial do chocolate, conhece os benefícios do doce
(Foto: )

Dia 7 de julho é comemorado o dia mundial do chocolate. E se você é daquelas que sempre usa uma desculpa para comer sem culpa o doce temos uma boa notícia para você! Um estudo recente concluiu que comer chocolate todo dia faz bem para o cérebro.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

A pesquisa feita na University of L’Aquila, na Itália, apontou que consumir um pouco da  versão amarga dia a dia é benéfico para a capacidade cognitiva: melhora a atenção, velocidade de pensamento, memória de trabalho e fluência verbal.

> Receita de chocolate quente e cremoso para espantar o frio

— O chocolate de origem tem muitas propriedades benéficas para a saúde. Os benefícios vêm dos flavonoide de cacau – que também é encontrado em maçãs, peras e uvas — explica a chef Mirian Rocha, especialista em chocolates.

> Conheça os 16 animais mais estranhos e raros vistos em SC

Benefícios do chocolate têm origem nos flavonoide de cacau
Benefícios do chocolate têm origem nos flavonoide de cacau
(Foto: )

Os cientistas analisaram pessoas idosas que consumiam chocolate regularmente. Em alguns casos, isso ocorreu ao longo de três meses. Eles descobriram que o chocolate ajudou a evitar um declínio na memória. 

> Nutricionista lista alimentos para fortalecer o sistema imunológico

E se você pensa que chocolate engorda, está completamente errado! Esta polêmica notícia foi divulgada pela revista Nutrition e está baseada em um estudo da Universidade de Granada. Segundo a pesquisa, um alto consumo de chocolate está associado a níveis baixos de gordura acumulada no corpo, independente da dieta que a pessoa segue ou da quantidade de exercícios físicos que realize.

Para chegar a este surpreendente resultado, foram analisados os comportamentos de quase 1.500 adolescentes entre 12 e 17 anos, referentes ao consumo de chocolate. 

Dados foram cruzados com seus índices de massa corporal, com a porcentagem de gordura e o perímetro da cintura.

O que mais chamou atenção nos resultados foi que eles não estavam relacionados ao sexo, à maturidade sexual, ao consumo de café ou chá, à idade e até mesmo à atividade física dos participantes. Por isso a Universidade de Granada afirma que o estudo talvez seja o mais amplo e melhor controlado até o momento.

> Chocolate pode prevenir doenças cardiovasculares e ósseas, além de reduzir estresse

— Cacau apresenta cafeína que estimulante do sistema nervoso central, aumentando o estado de alerta e magnésio que ajudam na ansiedade, irritabilidade, insônia, fadiga e dores de cabeça. Isso explica a compulsão por chocolate que muitas mulheres sentem durante seu período fértil. O melhor tipo de cacau é aquele que contém um percentual maior da fruta em sua composição, então de preferencia aos chocolates acima de 70% de cacau — explica a nutricionista Luma Monteiro.

> Veja 10 lugares em Santa Catarina para conhecer e desfrutar da gastronomia

Apesar de fazer bem para a saúde a nutricionista não recomenda exageros. Por isso, não adianta sair comendo todo o chocolate do mundo para comemorar o dia mundial do chocolate. O produto com maior teor de cacau é o mais recomendado.

— O chocolate é a forma mais popular de consumo do cacau. Porém, o consumidor precisa estar consciente de que há uma ampla variedade de chocolates disponíveis no mercado, e de que o teor de cacau varia significantemente de um produto para outro. Quanto mais doce menos cacau tem e maior é a quantidade de açúcar e gordura vegetal, sendo considerado o pior para a saúde — explica Luma.

Como fazer PAVÊ DE CHOCOLATE

Leia também

Veja como harmonizar chocolates com cerveja

Conheça o chocolate que pode ajudar a emagrecer

Quem são as meninas coreanas que fazem sucesso nas figurinhas do WhatsApp

Conheça cinco alimentos que previnem o câncer de intestino

Colunistas