A Câmara Municipal de Blumenau encerra o ano de 2025 com aprovação de mais de 200 projetos de lei, o que demonstra a intensidade do trabalho parlamentar no período. Entre o início de janeiro e 16 de dezembro, foram aprovados 256 projetos de lei e projetos de leis complementares, em 86 sessões ordinárias, 15 sessões solenes, 10 audiências públicas e 7 sessões itinerantes.
Continua depois da publicidade
Na lista de projetos, estão 75 propostas relacionadas à concessão de comendas de reconhecimento a personalidades, entidades e iniciativas relevantes para a comunidade local. No mesmo período, os parlamentares apreciaram mais de 450 projetos de lei e de lei complementar, quase 300 de autoria dos vereadores. Além disso, foram discutidas e votadas 13.294 indicações, 2.980 requerimentos, 407 moções e 73 emendas.
Entre os projetos aprovados em 2025, estão a ampliação das gratificações destinadas a profissionais da Secretaria Municipal de Promoção da Saúde (Semus) e a criação de uma política municipal de prevenção, atendimento e enfrentamento de violência contra crianças e adolescentes em instituições de ensino e de assistência. Outra iniciativa aprovada neste ano dispõe sobre o programa de incentivo às cervejarias artesanais e microcervejarias em Blumenau, atividade em plena expansão na região do Vale do Itajaí.
Além da análise de projetos, as sessões ordinárias e extraordinárias realizadas no período discutiram temas importantes para a comunidade, incluindo saúde, mobilidade urbana, educação, segurança, infraestrutura e cultura. As reuniões contaram com a presença de autoridades para prestação de contas sobre ações de interesse público, como a estratégia de combate à dengue, assim como especialistas para discussões de assuntos como a concessão de serviços públicos, tema analisado na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Esgoto.
Sessão na última semana de trabalho parlamentar aprova pacote de 45 projetos
O trabalho em plenário foi intenso nesta semana para garantir a conclusão da tramitação dos últimos projetos com apreciação prevista para este ano. Mesmo com o fim de período das sessões ordinárias, somente em sessão extra realizada nesta terça (16), foram 45 projetos aprovados, o que reforça o compromisso da Câmara com a eficiência das suas funções legislativas.
Entre as matérias aprovadas, está o texto que prevê a concessão e a permissão onerosa de uso de áreas da Praça Juscelino Kubitschek de Oliveira, a Prainha, para atividades gastronômicas, culturais, e relacionadas ao lazer e ao turismo blumenauense. Os vereadores aprovaram ainda a abertura de créditos adicionais suplementares, concessão de benefícios fiscais a empresas, permutas e vendas de imóveis do município, programas de recuperação de créditos municipais, incentivos ao desenvolvimento econômico, assim como autorizações para doações.
Continua depois da publicidade
Comissões analisam projetos antes da votação em plenário
Antes da apreciação dos projetos e demais proposições em plenário, as matérias passaram pela análise em Comissões, que analisam a constitucionalidade e o mérito do texto. São 6 Comissões Legislativas Permanentes e 3 Comissões Especiais. Para verificar se as matérias estão de acordo com a Constituição Federal de 1988, os legisladores analisam os projetos na Comissão de Constituição, Legislação, Justiça e Redação Final.
Após aprovação na CCJ, os textos seguiram para avaliação nas seguintes Comissões: Comissão de Finanças, Orçamento, Tributação e Fiscalização; Comissão de Educação, Ciência, Comunicação, Cultura, Desporto dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Saúde Pública e Assistência Social; Comissão de Transportes, Tecnologia, Informática, Inovação, Obras Públicas, Urbanismo e Defesa Civil; Comissão de Turismo, Desenvolvimento Econômico Sustentável, Meio Ambiente e Agricultura, além da Comissão Permanente de Defesa Civil.
Além das Comissões Permanentes, os textos podem ser analisados em Comissões Especiais, como a Comissão de Análise às Emendas ao Regimento Interno; Comissão de Análise às Emendas à Lei Orgânica e Comissão Especial de Análise de Concessão de Títulos Honoríficos.
Recesso do período legislativo
A Câmara de Vereadores de Blumenau está fechada devido às férias coletivas dos servidores públicos da Câmara de Blumenau.
Continua depois da publicidade
Os atendimentos estão suspensos de 22 de dezembro de 2025 a 11 de janeiro de 2026. Após essa data, as atividades administrativas são retomadas em 12 de janeiro de 2026, com início dos preparativos para o novo ano legislativo em fevereiro.
A última sessão plenária deste ano foi realizada no dia 11 de dezembro. O recesso parlamentar da Câmara de Blumenau em 2025/2026 ocorre até fevereiro de 2026, quando as sessões ordinárias retomam suas atividades, conforme padrão de final de ano e início de ano novo.

