A saúde pública de Camboriú está prestes a ganhar um importante reforço com a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas no bairro Tabuleiro, um dos mais populosos da cidade.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A nova estrutura promete desafogar o Hospital Cirúrgico da cidade, funcionando como porta de entrada para atendimentos de urgência e emergência, com sala vermelha, setor de radiologia, laboratório, sala de triagem e consultórios médicos.

Segundo o secretário de Saúde, Alexandre Santos, o projeto da UPA já está cadastrado no sistema do Ministério da Saúde e aguarda apenas a aprovação técnica para liberação dos recursos.

— O projeto está bem estruturado. Agora dependemos apenas da validação final do Ministério para iniciarmos a obra — explicou Alexandre.

Continua depois da publicidade

Durante a primeira edição do evento “Camboriú que dá certo”, realizada na última quarta-feira (21) no Instituto Federal Catarinense (IFC), o prefeito Leonel Pavan apresentou os projetos em andamento e destacou os investimentos na saúde.

Tomorrowland Brasil chega a Camboriú em edição especial no Greenvalley

Além da UPA, o município também anunciou a construção de duas novas Unidades Básicas de Saúde (UBS): uma no bairro Cedro, ao lado do Centro de Educação Infantil (CEI) Valkiria Borba, e outra no bairro Conde Vila Verde, na Rua Paraná, ao lado do ginásio do Guga.

A atual estrutura que atende o Conde será desativada assim que a nova unidade estiver pronta, mesmo tendo passado por reforma recentemente. A justificativa, segundo Alexandre Santos, é a alta demanda de moradores na região, que exige um espaço mais amplo e melhor equipado.

As duas UBS terão um investimento total de R$ 11 milhões, R$ 5,5 milhões para cada, com recursos do Ministério da Saúde. Caberá ao município equipar as unidades e contratar as equipes. A expectativa é que ambas ampliem significativamente a Estratégia de Saúde da Família, com mais médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem atuando nas comunidades.

Continua depois da publicidade

Para o futuro, a prefeitura também projeta a implantação de uma nova Policlínica e de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), cujos projetos já foram concluídos e devem ser enviados ao Ministério da Saúde para análise.

Leia mais

Balada icônica na Barra Sul de Balneário Camboriú se despede da sede original

Empresário por trás da roda-gigante de Balneário Camboriú ganha prêmio referência no turismo