Um caminhão que transportava cavalos perdeu o freio durante a descida da Serra do Mar, trecho da BR-376 em Guaratuba, no Paraná. Ao perceber que não conseguia frear, o motorista conseguiu fazer uma manobra e evitar um acidente na tarde de segunda-feira (3).

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Ao passar pela área de escape do Km 667, o motorista conseguiu desviar, entrar no dispositivo e fazer a parada forçada do veículo. Por conta da velocidade, o caminhão adentrou 75 metros no dispositivo. 

Conforme a Arteris Litoral Sul, que administra o trecho e é responsável pela área de escape, ninguém se feriu na ocorrência e os cavalos ficaram bem.

Como funciona a área de escape da BR-376

Veja o vídeo

As áreas de escape são recursos de segurança projetados para rodovias, principalmente em trechos com declives, como as serras. O conceito utilizado é o mesmo das pistas de automobilismo, como na Fórmula 1.

Continua depois da publicidade

De acordo com a Arteris Litoral Sul, empresa que tem duas áreas de escape na BR-376, os dispositivos são projetados nas margens das rodovias, com sinalização indicativa para que o motorista direcione seu veículo até o dispositivo: uma caixa de concreto com profundidade variável e preenchida com argila expandida. 

O local é projetado para absorver o impacto, reduzindo a velocidade do veículo até a parada em segurança. Em trechos de Serra, principalmente, é necessária a condição adequada de manutenção do veículo. O dispositivo costuma ser usado quando um caminhão tem perda de freios, por exemplo.

Leia também

Lote do “meio” em duplicação em SC passa de 80% e será o primeiro a ficar pronto

Adutora se rompe às margens da BR-280 e bairros voltam a ficar sem água em Guaramirim

Pai e amigo: quem era o motociclista que morreu ao bater contra caminhão em Canoinhas