Um caminhão carregado de abacaxis ficou sem freios quando descia a Serra do Mar, na BR-376, e o motorista precisou pensar rápido para evitar um acidente. O condutor conseguiu manobrar o veículo até a área de escape do Km 667. O caso foi registrado por câmeras de segurança na madrugada de quarta-feira (18).

Continua depois da publicidade

Era por volta das 2h35min quando o caminhão adentrou no dispositivo. Sem freios, ele estava a 65 km/h quando entrou na área de escape. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.

Como são feitas as áreas de escape

Veja vídeo que flagrou caminhão sem freios na BR-376

É importante entender como são projetadas as áreas de escape. Este dispositivo é um recurso de segurança projetado para rodovias, principalmente em trechos com declives, como serras. O conceito utilizado é o mesmo das pistas de automobilismo, como na Fórmula 1.

De acordo com a Arteris Litoral Sul, empresa que tem duas áreas de escape na BR-376, em Guaratuba (PR), os dispositivos são projetados nas margens das rodovias, com sinalização indicativa para que o motorista direcione seu veículo até o dispositivo: uma caixa de concreto com profundidade variável e preenchida com argila expandida. 

O local é projetado para absorver o impacto, reduzindo a velocidade do veículo até a parada em segurança. Em trechos de Serra, principalmente, é necessária a condição adequada de manutenção do veículo. A ferramenta costuma ser usada quando um caminhão tem perda de freios, por exemplo.

Continua depois da publicidade