Um caminhão ficou sem freios enquanto trafegava na BR-376, em Guaratuba, no trecho de divisa entre Santa Catarina e Paraná. Em uma manobra rápida, o motorista entrou na área de escape no Km 667,3 nessa segunda-feira (7). Ninguém ficou ferido.
Continua depois da publicidade
O caminhão descia o local que é conhecido como Serra do Mar, no sentido Santa Catarina. Ao perceber a falha nos freios, o motorista imediatamente fez uso do dispositivo instalado no trecho.
Ao entrar na área de escape por 75 metros, o caminhão levantou uma nuvem de fumaça. Segundo a Arteris Litoral Sul, concessionária que administra a pista, ninguém se feriu.
Como são as áreas de escape da BR-376
Veja o vídeo
O que são as áreas de escape
As áreas de escape são recursos de segurança projetados para rodovias, principalmente em trechos com declives, como serras. Os dispositivos são projetados nas margens das rodovias, com sinalização indicativa para que o motorista direcione seu veículo até o dispositivo: uma caixa de concreto com profundidade variável e preenchida com argila expandida.
O material absorve o impacto e reduz a velocidade do veículo até a parada em segurança. A ferramenta costuma ser usada quando um caminhão tem perda de freios, por exemplo. Na BR-376, há duas áreas de escapes, nos quilômetros 667 e 671.
Continua depois da publicidade
Somente em 2025, já foram registradas 32 entradas na área de escape do Km 667,3 Sul e 13 no Km 671,7, o que significa 38 e 17 vidas salvas, respectivamente, conforme a Arteris Litoral Sul.
*Sob supervisão de Leandro Ferreira
Leia também
Duplicação de via industrial em SC será fatiada novamente
Construção de ponte “curva” em SC, com 180 metros, vai começar





