Com 100% da orla premiada no considerado “Oscar das praias, Balneário Piçarras, no Litoral Norte de Santa Catarina, restringiu a circulação de caminhões de concretagem e semelhantes durante a temporada de verão. A medida valerá entre 20 de dezembro deste ano e 4 de janeiro de 2026, com o objetivo de garantir a fluidez do trânsito e a segurança viária durante a “invasão” dos turistas.

Continua depois da publicidade

O decreto publicado pelo município considera negativo o impacto gerado pela circulação e operação de caminhões de concretagem, bomba de concretagem, carga e descarga de materiais de construção, e a colocação de caçambas coletoras de resíduos sólidos nas ruas. Por isso, a regulamentação suspende temporariamente a circulação desses veículos durante a alta temporada de verão.

Veja fotos de Balneário Piçarras, eleita no “Oscar das praias”

Apesar disso, fica autorizado o uso de veículos para as atividades mencionadas no decreto, desde que as operações sejam realizadas dentro dos limites do canteiro de obras, sem prejudicar a circulação de veículos nas vias públicas ou obstruir os passeios públicos.

De acordo com o documento, o objetivo da restrição é “preservar a fluidez do trânsito e garantir que as atividades de construção civil não causem obstruções nas vias urbanas, transtornos aos pedestres e embaraços no trânsito”. A proibição é válida entre 20 de dezembro deste ano e 4 de janeiro de 2026.

Ainda, a medida determina que o descumprimento das normas estabelecidas deixa sujeito aos infratores as penalidades legais cabíveis, incluindo multas, apreensão de veículos ou outros meios previstos na legislação vigente.

Continua depois da publicidade

*Sob supervisão de Leandro Ferreira