nsc
    dc

    Imunização

    Campanha de vacinação contra sarampo encerra na próxima sexta-feira em Santa Catarina

    Mais de 139 mil pessoas receberam a vacina até o dia 6 de março

    10/03/2020 - 16h11 - Atualizada em: 11/03/2020 - 08h38

    Compartilhe

    Clarissa
    Por Clarissa Battistella
    CAMPANHA DE VACINAÇÃO
    (Foto: )

    A campanha de vacinação contra o sarampo em Santa Catarina encerra na próxima sexta-feira (13). Pessoas com idade entre seis meses e 49 anos sem o esquema vacinal completo e que ainda não procuraram um posto de saúde para imunização devem aproveitar os últimos dias da campanha, conforme recomendação da Secretaria de Estado de Saúde.

    De 10 de fevereiro até 6 de março, mais de 139 mil pessoas receberam a vacina. Mesmo assim, o Estado vive um surto ativo da doença.

    São 62 casos confirmados de sarampo somente este ano, segundo relatório da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC). Outros 57 permanecem em investigação ou reteste, conforme protocolo recomendado pelo Ministério da Saúde.

    A faixa-etária que foi contaminada em maior proporção é a de jovens adultos. Dos 62 casos confirmados este ano, 27 tinham entre 20 e 29 anos, o que significa 43% dos caos. Outros 19 estavam com idade entre 15 e 19 anos e oito tinham entre 30 e 39 anos. As demais faixas etárias estão distribuídas em 13% do total de casos confirmados.

    Os municípios com casos confirmados de sarampo são Florianópolis (25), Joinville (18), Porto União (6), Jaraguá do Sul (2), Schroeder (2), Blumenau (2), São José (2), Guaramirim (1), Três Barras (1), Videira (1), Maravilha (1) e Itá (1).

    Resultados da campanha

    De 10 de fevereiro, quando iniciou a campanha, até o dia 6 de março, mais de 428 mil pessoas procuraram os postos de saúde para tomar a vacina. Destas, mais de 139 pessoas precisaram tomar as doses. As demais já estavam com o esquema vacinal completo e não precisaram refazer.

    A gerente de imunização da Secretaria de Saúde de Santa Catarina, Lia Quaresma Coimbra, esclarece que, mesmo com o término da campanha na sexta, as doses da vacina contra o sarampo continuam disponíveis nos postos de saúde de todo o estado.

    — Ela faz parte da rotina de vacinação e é aplicada durante todo o ano nas mais de mil salas de vacinação de Santa Catarina — informou.

    Quem deve se vacinar

    Bebês com seis meses de idade devem tomar a dose zero da vacina; pessoas com idade entre um e 29 anos devem comprovar duas doses ao longo da vida; e adultos com 30 e 49 anos precisam comprovar apenas uma dose. Quem comprova as doses, de acordo com a sua faixa etária, não precisa repetir a vacina.

    Sintomas

    O sarampo é uma doença viral, extremamente contagiosa. O vírus se espalha facilmente pelo ar através da respiração, tosse ou espirros e pode ficar até duas horas no ambiente. Uma pessoa com sarampo pode transmitir a doença para uma média de 12 a 18 pessoas que nunca foram expostas ao vírus anteriormente ou que não tenham se vacinado. A única forma de se prevenir é com a vacinação. Os principais sintomas do sarampo são:

    — febre.

    — tosse.

    — coriza.

    — aparecimento de manchas vermelhas no corpo

    — olhos avermelhados.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Saúde

    Colunistas