A campanha da vacinação para crianças e adolescentes com menos de 15 anos em Santa Catarina aplicou 191.584 vacinas nas últimas três semanas. A ação tem como objetivo ampliar as coberturas vacinais e proteger a população contra doenças.

Continua depois da publicidade

Durante o período, a faixa etária mais imunizada foi a de crianças menores de um ano, com mais de 59 mil doses aplicadas. Apenas no Dia D de Mobilização Estadual de Vacinação, realizado no dia 18 de outubro, foram aplicadas 27 mil doses em crianças e adolescentes de até 19 anos — a faixa etária que mais recebeu foi a de crianças de dois a quatro anos, com 6,2 mil doses.

Entre as vacinas disponíveis estão a da poliomielite, sarampo, febre amarela, meningite, HPV, entre outras. A campanha também avalia a situação vacinal e aplica doses em atraso, conforme o calendário nacional.

Veja fotos da campanha da vacinação em SC

Segundo a Secretaria do Estado de Saúde, foram desenvolvidas ações de intensificação vacinal, incluindo a aplicação da dose zero e a busca ativa de não vacinados. Ou seja, a população de 12 meses a 59 anos poderá se vacinar contra doenças.

Continua depois da publicidade

— Além de crianças e adolescentes, a campanha vai oportunizar a vacinação contra o sarampo e o resgate de não vacinados com a vacina HPV para a atualização destas vacinas, de qualquer pessoa da idade recomendada, que o esquema vacinal não esteja em dia — explica o diretor da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), João Augusto Fuck.

Os municípios também vão oportunizar o resgate de não vacinados contra o HPV na faixa etária de 15 a 19 anos até dezembro de 2025.

*Sob supervisão de Luana Amorim