O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) está realizando uma campanha de arrecadação de sangue para ajudar as vítimas no Rio Grande do Sul. Em Joinville, o estabelecimento fica localizado na Av. Getúlio Vargas, 198, no bairro Anita Garibaldi.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp

De acordo com Lysandra Bolduan, responsável pela ação em Joinville, 484 bolsas foram enviadas da cidade no último dia (6), e mais algumas haviam sido enviadas pela manhã desta terça-feira.

— Para fazer a doação tem que estar bem de saúde. Tem que estar bem alimentado e ter repousado bem. Neste momento, a gente está precisando bastante da doação da tipagem O, tanto positivo, quanto negativo. Como esta tipagem é doadora universal, é a que mais estamos mandando. Enquanto eles precisarem, iremos realizar a ação.

Veja fotos das doações

Continua depois da publicidade

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do estado gaúcho está em contato diariamente com as instituições catarinenses. Os envios estão sendo realizados de Florianópolis. 

Para realizar a doação é necessário ir até o Hemosc com um documento oficial com foto. O estabelecimento funciona das 7h30 às 17h30, sem fechar para almoço. Os serviços necessitam de agendamento pelo site do Hemosc para facilitar o atendimento.

Ação teve início no último sábado

Devido às situações vividas nos últimos dias no Rio Grande do Sul, a ação foi realizada com o objetivo de aumentar o estoque de sangue para o enfrentamento das fortes chuvas. A decisão foi um pedido da Secretária de Estado da Saúde, Carmem Zanotto.

A ação aconteceu das 7h às 15h e arrecadou 618 bolsas de hemocomponentes para o estado gaúcho. O centro de Joinville foi responsável por 170 bolsas de sangue doadas.

Continua depois da publicidade

— Nós tivemos bastante procura. Foram 130 candidatos à doação. Conseguimos coletar 105 bolsas em Joinville. A nossa unidade em Jaraguá do Sul, que faz parte do nosso centro, coletou mais de 40 bolsas — explica Lysandra.

Leia mais

Ponte da Aubé ganha forma e trânsito será afetado para pavimentação em Joinville

Campanha de vacinação será realizada em shoppings de Joinville

Joinville enche oito carretas com doações para o RS; veja o que pode ser doado

Destaques do NSC Total