Novembro Dourado
Diagnóstico no tempo certo é fundamental para que o tratamento seja eficaz
O assunto é câncer infantil. Novembro ficou marcado como mês de luta contra esta doença e, para marcar esta iniciativa, o período ganhou o dourado como cor.
O câncer em crianças não é diferente da forma como a doença acomete outras pessoas. E da mesma maneira, a prevenção é o melhor caminho para obte um diagnóstico precoce e um tratamento mais eficaz.
No casos dos pequenos, porém, é difícil que eles estejam atentos a questões que possam vir a indicar algum sintoma. Por isso, estar sempre atento ao comportamento das crianças é fundamental.
É por meio de uma observação diária das rotinas deles que se pode identificar sinais físicos e até mesmo psicológicos que indicam possíveis alterações. Em se tratando de crianças, este cuidado vale para tudo, mas em se tratando de câncer, a atenção pode fazer a diferença entre o agravamento da doença e a cura.
Essa regrinha, que vale para tudo, também é importante, é claro, quando falamos da prevenção e do diagnóstico do câncer infantil, em suas diversas formas.
Para marcar o Novembro Dourado, recorremos a especialistas para mostrar aos pais a importância da descoberta precoce da doença, permitindo o tratamento em tempo adequado. Agindo desta forma, as chances de cura são bem maiores, bem como a retomada de uma vida normal.
Atenção aos sintomas
Febre prolongada de causa não identificada;
Vômitos frequentes;
Perda de peso por causa não identificada;
Problemas de visão;
Manchas roxas ou pintinhas vermelhas espalhadas pelo corpo;
Perda de equilíbrio;
Dores de cabeça;
Dores nas pernas, especialmente nas juntas;
Ínguas e gânglios no pescoço, na barriga ou debaixo dos braços.
Mais do que perceber estes sintomas, é importante ficar atento ao tempo em que eles permanecem na criança. Se as dores de cabeça se tornarem intermitentes, por exemplo, ou se manchas e ínguas insistirem por mais de uma semana, é indispensável buscar ajuda de um médico.
O pediatra da família certamente vai solicitar exames complementares de imagem e de laboratório, capazes de definir o diagnóstico e, se for necessário, encaminhar para um especialista.
Assine o NSC Total e tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo jornalístico de Santa Catarina
Deixe seu comentário: