Saúde mental. Essa é a motivação de Geci dos Santos, de 72 anos, que fez, neste domingo (9), o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, no Instituto Estadual de Educação (IEE), escola localizada no Centro de Florianópolis. Para ela, as expectativas estão altas para uma boa nota, já que participou de simulados anteriormente e o resultado foi melhor do que o esperado.

Continua depois da publicidade

Geci contou ao repórter Cristiano Gomes, da NSC TV, minutos antes de entrar no local de prova, que estudou bastante tanto para este primeiro dia, em que os candidatos precisam fazer uma redação com o tema já revelado “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”, e responder 90 questões objetivas, divididas entre Linguagens e Ciências Humanas.

A ansiedade para o grande dia, portanto, não era nada perto dos conhecimentos que já havia assimilado durante todo o ano. Ela não revelou para qual curso pretende aplicar a nota resultante do exame, mas que, neste momento, quer ser “melhor ainda e passar”, em relação aos simulados que fez.

Porém, enfrentar uma rotina de estudos não é fácil. Geci explicou que ter algum objetivo na vida foi o que a estimulou a seguir em frente, estudando.

— Na minha idade, não tem coisa melhor do que procurar algo que te dignifique, que te aumente a expectativa de vida, que te dê um meio de você conseguir atingir algum objetivo. Como na época eu não tive condições de fazer o que eu queria, agora é o momento. Para mim, idade é só o passar dos anos — disse.

Continua depois da publicidade

“Esperança é a última que se perde”

Geci não era a única a tentar uma nova oportunidade realizando a prova no IEE neste domingo. Victoria Colmenares, jovem que veio da Venezuela com a família para uma nova vida em Florianópolis há dois anos, contou, na frente do portão da escola, que o Enem vai servir como entrada para o curso de Medicina.

Segundo ela, a rotina tem sido difícil, principalmente com a mudança recente de escola. Entretanto, Victoria quer tentar, mesmo que ache a prova complicada.

— Eu vou fazer o Enem este ano, mas se não conseguir, faço de novo, porque a esperança é a última que se perde — afirmou.

Ao lado do pai, Antônio Colmenares, que trabalha como auxiliar de construção civil, Victoria vê o apoio da família até nos últimos momentos antes de entrar no local de prova e realizar o exame.

Continua depois da publicidade

— Eu apoio a minha filha, aproveitamos a oportunidade que o Brasil oferece — disse Antônio.

Enem em SC

Santa Catarina teve 110.465 inscrições confirmadas no Enem 2025, que acontece nos dias 9 e 16 de novembro. Somente em Florianópolis, são 15.688 candidatos. A faixa etária com mais inscrições confirmadas é de 17 anos, com 31.420 inscritos, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Geci faz parte dos 204 estudantes com mais de 60 anos em Santa Catarina que farão a prova neste domingo. Em todo o Brasil, o Enem 2025 conta com mais de 4,8 milhões de inscritos confirmados.