Sete partidos confirmaram candidatura para o governo de Rondônia nas Eleições 2022, até esta sexta-feira (12). O político eleito ocupará o cargo de governador do estado pelos próximos quatro anos. O registro oficial das candidaturas acontece até 15 de agosto junto à Justiça Eleitoral.

Continua depois da publicidade

> Acesse o Guia das Eleições 2022 do NSC Total

Confira a lista de candidatos ao governo de Rondônia e os partidos inscritos.

Candidatos a governador de Rondônia nas Eleições 2022

  • Comendador Valclei Queiroz (Agir)
  • Coronel Marcos Rocha (União Brasil)
  • Daniel Pereira (Solidariedade)
  • Ivo Cassol (PP)
  • Léo Moraes (Podemos)
  • Marcos Rogério (PL)
  • Pimenta de Rondônia (PSOL)

Comendador Valclei Queiroz (Agir)

O Comendador Valclei Queiroz é empresário e formado em técnicas agrícolas. Aos 45 anos, ele tenta o cargo de governador nas Eleições 2022.

Continua depois da publicidade

Coronel Marcos Rocha (União Brasil)

Coronel Marcos Rocha é o atual governador do estado de Rondônia e disputa a reeleição. Ele tem 54 anos e é formado em análise de sistema de dados, administração de negócios, e pós-graduado em educação e técnicas de ensino. Rocha já passou pelo exército, foi chefe do Centro de Inteligência da Polícia Militar de Rondônia, subdiretor de ensino da PM, secretário municipal de Educação em Porto Velho, secretário estadual da Justiça além de ter atuado na diretoria do Colégio Tiradentes.

Daniel Pereira (Solidariedade)

Ex-governador de Rondônia, Daniel disputa novamente a cadeira. Ele é presidente estadual do Solidariedade, advogado, professor e diretor superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Ele foi eleito suplente de deputado estadual em 2007 pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), assumindo o mandato no final da legislatura. Em 2014, foi eleito vice-governador do estado, e assumiu a cadeira de governador em abril de 2018.

> Quem são os candidatos a governador de Santa Catarina nas Eleições 2022​

Ivo Cassol (PP)

Ivo Cassol é agropecuarista e empresário, já foi prefeito do município de Rolim de Moura, governador de Rondônia por dois mandatos seguidos, de 2003 a 2010, e senador de 2011 a 2019. Ele tem 63 anos.

Léo Moraes (Podemos)

Léo Moraes é deputado federal pelo estado de Rondônia, tem 38 anos. Já foi vereador de Porto Velho no ano de 2012. Em 2014, foi eleito Deputado Estadual. Em 2018, se elegeu Deputado Federal. Ele é formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

Continua depois da publicidade

Marcos Rogério (PL)

Marcos Rogério é senador, eleito pelo estado de Rondônia em 2018. Foi deputado federal por duas legislaturas e vereador. É jornalista, bacharel em direito, mestre em Administração Pública e doutorando em Direito Constitucional. O senador é também vice-líder do Governo Bolsonaro no Congresso Nacional.

Pimenta de Rondônia (PSOL)

Pimenta de Rondônia é como é conhecido o político Nascimento Antônio da Silva. Ele concorreu ao cargo de governador em 2018 e à prefeitura de Porto Velho em 2020. Aos 57 anos ele disputará o cargo de governador nas Eleições 2022.

Veja tudo sobre as Eleições 2022

* Sob supervisão de Lucas Paraizo

Leia também

Entenda o que é e como funciona a fiscalização do código-fonte das urnas eletrônicas

Jovem de SC que morreu no dia que iria para intercâmbio estava a caminho de despedida

Eleições 2022 terão reforço das Forças Armadas na segurança a pedido do TSE

Carta em defesa da democracia ultrapassa 1 milhão de assinaturas

Destaques do NSC Total