nsc
dc

Pleito

Quem são os candidatos a presidente nas Eleições 2022

Ao menos 11 nomes já foram confirmados na corrida presidencial

03/08/2022 - 13h43 - Atualizada em: 04/08/2022 - 17h01

Compartilhe

Camilla
Por Camilla Martins
Folhapress
Por Folhapress
Bolsonaro e Lula
Ao menos 12 nomes já foram confirmados na corrida presidencial
(Foto: )

O primeiro turno das eleições será realizado no dia 2 de outubro, e os candidatos à Presidência da República têm até 5 de agosto para realizar as convenções. Depois, os partidos têm até 15 de agosto para o registro de todos os seus candidatos na disputa. Confira abaixo quem são os candidatos a presidente na Eleições 2022. 

Receba notícias do DC pelo Telegram

Um dos primeiros a confirmar sua pré-candidatura foi o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em maio, ele confirmou a chapa com Geraldo Alckmin (PSB) como vice.

Ciro Gomes teve a candidatura oficializada em 20 de julho, na convenção nacional do PDT realizada na sede do partido, em Brasília.

Acesse o Guia das Eleições 2022 do NSC Total 

Já o presidente Jair Bolsonaro (PL) oficializou sua candidatura à reeleição junto com o ex-ministro da Defesa Braga Netto, como vice, em 24 de julho, no Maracanãzinho, Rio de Janeiro.

Simone Tebet (MS) foi confirmada no dia 27 de julho pelo MDB e anunciou nesta terça (2) a senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP) como sua vice na chapa.

O que faz um presidente da República

Na segunda (1°), o PTB formalizou a candidatura de Roberto Jefferson, condenado no escândalo do mensalão e que cumpre prisão domiciliar, com a justificativa de ampliar as opções de eleitores de direita e conter parte dos ataques da esquerda ao presidente Jair Bolsonaro.

Na tarde desta terça, a União Brasil lançou a senadora Soraya Thronicke como pré-candidata da legenda à Presidência. O ainda precisa ser oficializado na convenção nacional do partido, marcada para a sexta-feira (5).

Conheça os candidatos a presidente nas Eleições 2022

  • Ciro Gomes (PDT)
  • Eymael (Democracia Cristã)
  • Felipe D'Avila (Novo)
  • Jair Bolsonaro (PL)
  • Leonardo Péricles (Unidade Popular)
  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
  • Pablo Marçal (Pros)
  • Roberto Jefferson (PTB)
  • Simone Tebet (MDB)
  • Sofia Manzano (PCB)
  • Vera Lúcia (PSTU)  

Veja mais informações sobre os candidatos a presidente nas Eleições 2022

  • Ciro Gomes (PDT) - Terceiro colocado nas eleições de 2018, Ciro Gomes nasceu em São Paulo e tem 64 anos. Ele é ex-governador do Ceará tem feito discursos contra Bolsonaro e contra o retorno de Lula, mirando no eleitorado descontente com os dois políticos e em uma possível “terceira via”.
  • Eymael (Democracia Cristã) - O fundador e presidente do Democracia Cristã, José Maria Eymael tem 82 anos e nasceu no Rio Grande do Sul. O político já foi deputado federal por São Paulo de 1986 a 1995. Disputou cinco campanhas presidenciais – 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018 –, mas não obteve êxito em nenhuma. 
  • Felipe D'Ávila (Novo) - Felipe d’ Avila tem 58 anos e nasceu em São Paulo. Ele é cientista político, mestre em administração pública pela Universidade de Harvard e coordenador do movimento Unidos Pelo Brasil. Foi anunciado no final de 2021 pelo Novo como o pré-candidato do partido à Presidência da República.
  • Jair Bolsonaro (PL) - Nascido em São Paulo, Jair Messias Bolsonaro tem 67 anos e é militar reformado. O atual presidente da República foi deputado federal pelo Rio de Janeiro entre 1991 e 2018. Ele estava sem partido desde que saiu do PSL, em outubro de 2019, e se filiou ao PL no final de 2021. 
  • Leonardo Péricles (Unidade Popular) - Leonardo Péricles Vieira Roque, tem 40 anos e nasceu em Minas Gerais. Ele é técnico em mecatrônica e presidente do partido mais novo do Brasil, o Unidade Popular pelo Socialismo (UP), criado em dezembro de 2019. 
  • Lula (PT) - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nasceu em Pernambuco e tem 76 anos. Ex-metalúrgico, ele é apontado como pré-candidato à presidência desde a decisão judicial que anulou as condenações do petista nos processos da Operação Lava-Jato.
  • Pablo Marçal (Pros) - O influenciador Pablo Marçal nasceu em Goiás e tem 35 anos. Ele também atua como coach, tem 1,4 milhão de seguidores no YouTube e ganhou notoriedade depois de organizar uma trilha no Pico do Marins, em São Paulo, fora da época recomendada e que precisou de resgate dos bombeiros para 32 pessoas. 
  • Roberto Jefferson (PTB) - Roberto Jefferson tem 69 anos e nasceu no Rio de Janeiro. Ele é ex-deputado federal e cumpre prisão domiciliar desde janeiro, por determinação do Supremo Tribunal Federal, no inquérito que apura a organização de milícias digitais. Jefferson também foi condenado no processo do mensalão.
  • Simone Tebet (MDB) - A senadora Simone Tebet tem 52 anos e é natural do Mato Grosso do Sul. Ela disputou por duas vezes a presidência do Senado, mas foi derrotada por Davi Alcolumbre e Rodrigo Pacheco. No entanto, ganhou mais notoriedade pelas participações na CPI da Covid-19. 
  • Sofia Manzano (PCB) - Sofia Manzano nasceu em São Paulo e tem 51 anos. Economista, doutora em História Econômica pela USP, foi apresentada como pré-candidata ao Planalto em fevereiro de 2022. Em 2014, foi candidata à vice-presidência do Brasil, concorrendo com Mauro Lasi, pela sigla, para a presidência. 
  • Vera Lúcia (PSTU) - Vera Lúcia nasceu em Pernambuco e tem 54 anos. Ela foi uma das fundadoras do PSTU com integrantes do grupo político Convergência Socialista. Já foi filiada ao PT, mas foi expulsa do partido em 1992. É graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).   

Leia também 

Políticos intensificam gastos em SC com posts no Facebook

Orçamento de R$ 43,4 bilhões para 2023 é aprovado na Alesc

Cratera aparece no Deserto do Atacama e preocupa por proximidade com mina de extração

Colunistas