De antemão, acho que todos sabem o quanto a canela é um trunfo da cozinha, não é mesmo? Usada tanto em bebidas, sobremesas e inúmeras outras possibilidades, a especiaria tem um sabor bastante único. Então, para quem gosta, sempre é um delicioso toque a mais a cada bocada.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Porém, os benefícios da canela estão indo para além do gosto de cada um. Já que estudos de várias universidades têm apontado benefícios dela para o cérebro. Quer saber como o alimento pode ajudar? Confira nossa reportagem.

Benefícios da canela para o Cérebro

Ajuda no tratamento de Alzheimer

Recentemente, os estudos sobre as possibilidades de tratamento para a doença de Alzheimer têm ganhado muito espaço no meio científico. Tanto que os princípios ativos da canela estão sendo visados para esse objetivo.

Continua depois da publicidade

De acordo com um artigo publicado em 2017 na Pharmacological Research, a especiaria pode ser benéfica no tratamento de quadros leves ou moderados da doença. Isto pois inibe os compostos bioquímicos característicos da doença, principalmente através do Cinamaldeído, um orgânico presente na canela.

Pode reduzir perda de memória e aumentar aprendizado

Ao mesmo tempo, a canela pode ser bastante útil para quem quer atrasar a perda de memória ou aumentar a capacidade de aprendizado. Conforme pesquisadores da faculdade de Medicina da Universidade de Birjand, no Irã, componentes da especiaria como o ácido cinâmico, o eugenol e o próprio cinamaldeído ajudaram adultos a melhorar a memória, diminuir os sintomas da ansiedade e até melhora nas funções cognitivas.

Ajuda a produzir mais dopamina

Outro ponto positivo da canela é ajudar a produzir mais dopamina. Segundo pesquisadores da Rush University, em Chicago, Estados Unidos. o benzoato de sódio presente na especiaria estimula algumas proteínas. Assim, o hormônio que controla o humor, a motivação e o prazer, é produzido e liberado em maior quantidade.

Pode melhorar a atenção de crianças com TDAH

Recentemente, a medicina avançou muito no diagnóstico e tratamento de crianças e adultos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Tanto que um estudo de uma faculdade de Taiwan em 2008 demonstrou que o uso de aromaterapia com canela como tratamento auxiliar do Transtorno melhorou a performance de crianças nos questionários com seis meses de tratamento.

Continua depois da publicidade

Leia mais

Os 4 venenos brancos que podem acabar com a saúde

Os rituais poderosos com a planta Comigo-ninguém-pode

O que é alergia? Veja tipos e sintomas

Destaques do NSC Total