Uma força-tarefa foi mobilizada para resgatar um cão cego e idoso que estava preso há quatro dias em uma tubulação em Itajaí. A operação ocorreu na região da Praia Brava, abriu mais de cinco metros de uma das avenidas mais movimentadas da cidade e durou quase três horas.

Continua depois da publicidade

O cão, chamado Marrom, estava desaparecido desde quinta-feira (8). Os moradores relataram que ouviam o choro do animal, mas ninguém conseguia identificar onde ele estava. Foi apenas nesta segunda-feira (12) que descobriram que ele haviam caído em um bueiro na Rua Delfim de Mário Pádua Peixoto.

“Já passava das 21h da noite, era uma corrida contra o tempo. Os nossos bombeiros foram heróis, chegaram rápido, abriram a tampa, mas faltava o equipamento específico para tirar ele lá do fundo”, conta a vereadora Renata Narcizo Machado em um vídeo nas redes sociais.

As equipes da Secretaria de Obras da prefeitura foram acionadas e chegaram ao local por volta das 22h de segunda. O secretário Tarcísio Zanelato contou em entrevista ao g1 que o Corpo de Bombeiros tentou acessar a galeria por um posto de visita, uma estrutura usada para manutenção da rede subterrânea. Porém, a tubulação ficava cada vez mais estreita e, assustado, o cachorro se deslocava para mais longe na galeria, o que fez o resgate precisar ser interrompido.

“Quando cheguei, havia muitas pessoas tentando cavar manualmente, mas aquilo não resolveria. Assumimos a coordenação e começamos a trabalhar junto com os bombeiros”, explicou o secretário.

Continua depois da publicidade

Foi preciso cortar cerca de cinco metros da via até encontrar a tubulação correta em que Marrom estava. Com cuidado, o asfalto foi quebrado, a tubulação foi aberta e uma bombeira conseguiu entrar e retirar o cão com segurança, o que foi acompanhado por aplausos e emoção de quem acompanhava o resgate de perto.

— Ele é idoso, cego e não aguentaria mais um dia lá dentro por causa do calor, da desidratação e do cansaço. Foi uma comoção geral. Bombeiros, policiais e moradores choraram. A comunidade foi fundamental — disse Ana Machado.

A tubulação foi consertada ainda na madrugada e o trânsito liberado parcialmente. Os reparos finais começaram na terça-feira (13). Depois do resgate, Marrom foi internado no Hospital Veterinário de Itajaí, que divulgou um vídeo nas redes sociais com o cão recuperado e sob os cuidados da equipe. O animal passou por uma série de exames e, conforme explicou a médica veterinária Graziela Martelli Xavier, o está saudável e passa bem.

Confira imagens do resgate

*Sob supervisão de Bianca Bertoli.

Continua depois da publicidade