O setor de serviços representa cerca de 70% do PIB brasileiro, sendo fundamental para alavancar a economia nacional e gerar empregos à população. Com a missão de se adequar à realidade atual e preservando a qualidade no atendimento à população – uma vez que a área foi uma das mais afetadas pela pandemia da Covid-19 – empresas têm investido em novos nichos de mercado e tecnologias.
Continua depois da publicidade
> Empresa de Blumenau abre vagas de tecnologia para mulheres com salário de R$ 3,3 mil
O país passa por um momento de modernização e investimentos em inovação. Para acompanhar as tendências e esse movimento, é fundamental contar com mão de obra preparada para as novas exigências do mercad. A chegada da Covid-19 acelerou os processos e exigiu das empresas adaptação imediata.
— Os bons gestores precisam estar atentos às novidades e inseri-las de forma inteligente e gradual nas organizações em que atuam, com o propósito de padronizar os métodos, processos e culturas operacionais — destaca o presidente do Sindicato das Empresas de Segurança Privada de Santa Catarina (Sindesp-SC), Dilmo Wanderley Berger.
No setor de serviços, diversas novidades já estavam sendo inseridas no dia a dia das empresas na última década, por conta do acelerado avanço tecnológico na área. Entretanto, é possível perceber ainda a necessidade de maior evolução na parte técnica nos segmentos de asseio, conservação e segurança privada.
É nesse ponto que entra o trabalho do Instituto Catarinense de Educação Profissional (ICAEPS), promovendo constantemente atividades segmentadas e publicações que servem de base para que as empresas e colaboradores se atualizem nas mais diversas áreas.
— O ICAEPS tem se consolidado em Santa Catarina como grande fomentador do conhecimento e da capacitação na área de terceirização, especialmente asseio, conservação, serviços terceirizados e segurança privada. Oferecemos, muitas vezes de forma gratuita, cursos, palestras e publicações com a missão de profissionalizar cada vez mais a mão de obra catarinense e entregar à sociedade serviços de maior qualidade — exalta o presidente do Instituto, Evandro Fortunato Linhares.
Continua depois da publicidade
Conheça o ICAEPS
O Instituto é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), sem fins lucrativos, de caráter educacional, cultural, social, de pesquisa e desenvolvimento e de apoio às diversas manifestações da cidadania. A finalidade principal do instituto é a qualificação e formação da mão de obra no segmento de prestação de serviços.
— Quando instituímos o ICAEPS, tivemos como premissa alavancar a prestação de serviços em SC. Sindicatos patronais e laborais se aliaram nesta iniciativa, comprovando a união e a força do setor em nosso Estado — analisa o presidente do Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Estado de Santa Catarina (SEAC-SC), Avelino Lombardi.
A formação do ICAEPS se deu com a união de três entidades instituidoras: SEAC-SC e Sindesp-SC, sindicatos patronais, e a Federação dos Vigilantes e Empregados em Empresas de Segurança e Vigilância, Prestadoras de Serviços, Asseio e Conservação e de Transporte de Valores de Santa Catarina (FEVASC), representando os trabalhadores do estado.
— A união dos sindicatos laborais e patronais em nosso estado, para criação do ICAEPS, é modelo em todo o Brasil. Atualmente, o setor de terceirização corresponde a cerca de 100 mil trabalhadores no estado e mais de 15 milhões em todo Brasil. São profissionais especializados que podem contar com o Instituto para se capacitar cada vez mais e se destacar em seu posto de trabalho — ressalta o presidente da FEVASC, Jodecir Pedroso de Souza.
Alinhado às necessidades do mercado
Com a chegada da pandemia e a necessidade de distanciamento social, o ICAEPS se modernizou rapidamente e passou a oferecer as atividades – anteriormente realizadas presencialmente – de maneira virtual.
Com a mudança, o instituto pode alcançar um público ainda maior e ofertar dezenas de novos cursos e palestras. Para se ter ideia, no ano de 2020, o ICAEPS havia planejado, ao todo, 5 módulos presenciais nas áreas de asseio e conservação. A temporada foi finalizada com mais de 30 cursos virtuais oferecidos, além dos dois eBooks publicados, que estão disponibilizados gratuitamente no site.
O instituto destaca, entre as ações feitas, a obra “Protocolos de Segurança – Contra a Covid-19″, que apresenta uma série de orientações para desenvolver atividades com segurança e qualidade. Em foco, as medidas de prevenção e proteção aos funcionários, fornecedores e cliente de estabelecimentos com fluxo contínuo de frequentadores. O conteúdo foi o primeiro do setor em todo país a ser lançado de forma gratuita.

— O ICAEPS fomenta projetos pioneiros, buscando sempre a melhoria contínua, a qualidade na prestação dos serviços e, especialmente, a questão da inovação nos processos. Unidos, seguiremos na luta, pela profissionalização da mão de obra das empresas contribuintes, entregando à sociedade um serviço cada vez mais eficiente — observa Evandro Linhares.
Continua depois da publicidade
Agenda 2021
Para o segundo semestre, uma série de atividades está agendada, segundo o ICAEPS. Serão ofertados diversos treinamentos online, com até 3h de duração. O Instituto conta com dois assessores técnicos especialistas que são responsáveis pela compactação dos conteúdos a serem apresentados: Osmar Viviani (Asseio e Conservação) e Joneval Almeida (Segurança Privada).
Além disso, mensalmente são oferecidos ao menos dois eventos totalmente gratuitos a todo país. Os profissionais podem se cadastrar previamente nos canais de comunicação do ICAEPS e receber a agenda atualizada periodicamente. Também são ofertados cursos técnicos exclusivos, que podem ser adquiridos por meio do site oficial.
> Afinal, qual é a importância das engenharias para a sociedade?
Qualidade Operacional em Serviço de Asseio e Conservação; Lei Geral de Proteção de Dados; Limpeza, Sustentabilidade e Meio Ambiente; Limpeza em instituições de ensino superior; e Excelência em prestação de serviços são alguns dos temas programados ainda para esta temporada.
— Os resultados obtidos, com a formação de mais de 3000 profissionais na última década, são modelo para o Brasil. São cursos presenciais e a distância, treinamentos, lançamento de livros, entre diversos outros projetos que colocam o ICAEPS como grande fomentador do conhecimento e da capacitação na área de terceirização. Potencializando novos talentos, transformando vidas — completa Linhares.
O que vem por aí
O Planejamento 2022 já está sendo formulado internamente e entre as novidades, está a nova sede do ICAEPS, equipada com laboratórios técnicos onde os profissionais poderão aprender, na prática, como atuar no mercado de serviços.
Também estão em fase de avaliação novos projetos que refletirão em melhorias na profissionalização de mão de obra em toda a sociedade, tendo como propósito oferecer capacitações preparatórias gratuitas para o mundo do trabalho a adolescentes.
Acompanhe o ICAEPS nas redes sociais e fique por dentro das principais novidades nas áreas de asseio, conservação, serviços terceirizados e segurança privada. 
Continua depois da publicidade
Acesse o site oficial do ICAEPS e saiba mais sobre as ações do Instituto.
Leia também
Como a independência financeira pode ser uma ferramenta de empoderamento feminino
 
				 
                                    