Arabutã, no Meio-Oeste catarinense, é a cidade com a maior proporção de evangélicos de Santa Catarina, segundo dados do Censo 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (6). 

Continua depois da publicidade

De acordo com os dados, 76,47% da população disse ser evangélica, contra 22,79% de católicos. É uma das poucas cidades catarinenses cuja proporção de evangélicos é maior que a de católicos (veja mais abaixo), e a segunda com a maior porcentagem entre os municípios brasileiros.

No Brasil, Arroio do Padre, no Rio Grande do Sul, é o município mais evangélico, com 88,74% da população pertencente a esta religiosidade. Além disso, é uma das poucas onde a proporção de pessoas sem religião é maior que a de católicos: 7,23% declarou não ter religião, enquanto apenas 2,81% declarou ser católico.

O Censo 2022 mostra que cidades com colonização alemã ou pomerana registram maiores taxas de evangélicos.

— Os evangélicos estão se impondo mais na sociedade, colocando mais seus valores, suas ideias, sua fé — observa a pesquisadora do IBGE, Maria Goreth Santos.

Continua depois da publicidade

Cidades mais evangélicas de SC

Arabutã, Capital Catarinense da Cuca

Arabutã fica no Meio-Oeste de Santa Catarina, colada com Concórdia, mas poderia ser na Alemanha: de acordo com dados da prefeitura, cerca de 62% da população ainda fala alemão, especialmente o dialeto Hunrückisch, trazido pelos primeiros imigrantes alemães e muito falado tanto no Oeste de Santa Catarina quanto no Rio Grande do Sul.

É da Alemanha que vem também a cuca, que conferiu a Arabutã o título de Capital Catarinense da iguaria, sempre presente na mesa, seja em festas ou no café da tarde do dia a dia. O título foi dado à cidade em 2010.

Mas não é só de cuca que vive o arabutanense: outros pratos alemães que se destacam são o salame cozido, o Eisbein (joelho de porco) e o chucrute — uma conserva de repolho fermentado, Sauerkraut, em alemão. Uma vez por ano, a cidade organiza ainda um festival de sopas, com mais de 20 variedades.

A “tripa grossa” também é um prato tradicional, e servido, junto com uma cuca gigante, no aniversário do município, comemorado em 31 de março.

Continua depois da publicidade

A música também é tradição arabutanense. A cidade já conta com cinco bandas, seis corais e cinco grupos religiosos de louvor. Já na dança, são quatro grupos, três deles de danças tradicionalmente germânicas.

Segundo o Censo 2022 do IBGE, a cidade tem 4.378 habitantes.

Veja fotos da cidade mais evangélica de SC

Leia também

A pequena e jovem cidade que tem a melhor qualidade de vida de SC