A implementação de um curso de graduação em Dança, em Joinville, é debatido em parceria com autoridades e a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Na última quarta-feira (26), uma comitiva visitou a instituição para falar sobre a retomada do projeto na cidade, que é reconhecida como a Capital Nacional da Dança.
Continua depois da publicidade
Na reunião, os gestores da Udesc falaram sobre a tentativa de implementação de um curso de licenciatura em Dança na universidade, em 2012, que não andou devido à falta de recursos. A gestão da universidade manifestou-se favorável à retomada dos estudos com relação ao curso.
Veja fotos
Como foi reunião
O prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo), destacou durante o encontro que a proposta reforça e consolida o ecossistema já existente na cidade. Ele também colocou à disposição da universidade a infraestrutura de dança já existente no município para o início do projeto.
O presidente do Instituto Festival de Dança, Ely Diniz, ainda afirmou que um curso de graduação em Dança seria muito oportuno para complementar a formação que já acontece em Joinville nesta área. O diretor-geral da Escola Bolshoi no Brasil, Pavel Kazarian, também afirmou que Joinville é uma importante cidade para a formação de plateia em Dança.
Implementação
A Udesc estuda a possibilidade de ofertar o curso de Dança tanto em Florianópolis, por meio da Udesc Ceart, quanto em Joinville, por meio da Udesc Joinville e da Escola Livre de Artes.
Continua depois da publicidade
O reitor José Fragalli e a vice-reitora Clerilei Bier contextualizaram, também, os encaminhamentos para a abertura de novos cursos na universidade e destacaram a necessidade de ampliação do quadro profissional de professores e técnicos por meio de concursos públicos, tanto para novos cursos futuros, quanto para atender aos cursos já existentes.
— A universidade está consolidada e a ideia com relação a novos cursos é que façam sentido para a comunidade e que nasçam do interesse da universidade como um todo. Esta seria a primeira vez que centros com características tão diversas se juntariam para um projeto como este — destacou o reitor.
A Udesc ainda destacou que, para o primeiro semestre de 2026 está prevista a retomada da Escola Livre de Artes em Joinville.
— É uma grande oportunidade para democratizar o acesso à arte, à cultura e à tecnologia, mas também uma experiência de troca social, onde o conhecimento, a diversidade e a pluralidade da universidade incentivam novos projetos de arte e trazem mais humanização para uma cidade tão industrial como Joinville — afirmou o reitor Fragalli.
Continua depois da publicidade





