Nem na praia, nem no mangue. Um caranguejo apareceu no quintal de uma casa e em um morro de Blumenau. O imóvel fica no bairro Vorstadt, em uma área de mata a cerca de 150 metros do Rio Itajaí-Açu. Ele até assustou os moradores, que relatam nunca ter visto o aparecimento da espécie por lá.

Continua depois da publicidade

— Já apareceu tartaruga-tigre-d’água, sagui, quati, cutia, agora caranguejo é a primeira vez — relata Maria Emília, moradora.

Os moradores encontraram o caranguejo perto da casinha do cachorro, após o alerta de uma criança. O crustáceo não representa perigo. No máximo, um beliscão, explica Harry Boos Junior, doutor em Biologia Animal. O especialista diz que a visita inusitada, na verdade, é um “bom sinal”.

— É um caranguejo de água doce. Ocorre em Blumenau, mas não é comum. A maioria das pessoas não imagina que animais desse tipo ocorram em água doce. Esses, inclusive, às vezes estão longe de algum riacho. Vivendo em locais úmidos sob árvores, até em quintais bem sombreado e úmidos — diz.

Veja fotos do caranguejo

Harry conta que a presença do caranguejo no quintal é um indicativo de que há outros pela região. Ele acredita que trata-se da espécie Trichodactylus fluviatilis e menciona que, embora não estejam ameaçados de extinção, o aparecimento deste animal é incomum. Além disso, eles também são muito importantes no ecossistema por conta do controle de insetos.

Continua depois da publicidade

O especialista cita, ainda, que a presença do caranguejo ali é positiva:

— É um bom indicador. Melhor ainda se o quintal estiver próximo a um riacho. Significa que o riacho está com água limpa e as margens com vegetação.

Detalhes sobre a espécie

O Trichodactylus fluviatilis, também chamado de caranguejo-de-água-doce, tem uma carapaça com largura que pode chegar a 5 centímetros de diâmetro. Tem comportamento pacífico, são pequenos, totalmente aquáticos e comportamento noturno. Não são animais muito ativos, têm movimentação lenta, sempre que possível preferindo ficar imóveis. Em alguns locais da América do Sul esses caranguejos são utilizados, também, em aquários.