Uma polêmica envolvendo um filme de Wagner Moura tomou conta das redes sociais em 2014. Tudo começou quando o administrador de empresas Iarlley Araújo postou nas redes sociais sua indignação por ter sido alertado pelo conteúdo do filme Praia do Futuro, dirigido por Karim Aïnouz. O caso ocorreu em João Pessoa. Segundo o administrador, ele foi avisado sobre as cenas de sexo gay que seriam exibidas.
Continua depois da publicidade
Na postagem, ele conta que o funcionário teria questionado: “Senhor, tem certeza de que deseja ver esse filme?” e ele respondeu: “sem problemas”. Ele descreve que então recebeu o ingresso com o carimbo “Avisado”.
“Na hora, fiquei surpreso e com um misto de dúvidas… Uma das é: isso é para os desavisados e preconceituosos, não pedir o dinheiro de volta?”, escreveu Iarlley.
Continua depois da publicidade
Segundo José Gatti, professor de cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), essa confusão aconteceu devido ao filme que antecedeu Praia do Futuro, Tropa de Elite 2, também protagonizado por Wagner Moura.
De acordo com o professor, por Wagner interpretar um salva-vidas no filme de Aïnouz, o público associou a imagem do personagem coma do hostil capitão Roberto Nascimento, interpretado pelo ator, em Tropa de Elite.
Ainda de acordo com o post, a funcionária teria afirmado que aquele era um procedimento padrão, já que o filme continha “imagens fortes” e que muitas pessoas estavam deixando a sessão no meio do filme.
Continua depois da publicidade
Mas, segundo a empresa, tudo não passa de um mal entendido, pois o carimbo fazia parte da política da Cinépolis para notificar o usuário da obrigação de apresentar a carteira de estudante para comprovar o direito à meia-entrada. Mesmo depois de esclarecer os fatos, as manifestações nas redes socias não cessaram.
O filme, estrelado por Wagner Moura, foi o único a representar o Brasil na competição oficial de Berlim em 2014, mas não recebeu nenhum prêmio. No longa, Wagner Moura é Donato, um salva-vidas que muda completamente sua vida após salvar o turista alemão Konrad.
*Sob supervisão de Pablo Olave Brito
Leia também
O Agente Secreto: tudo sobre o novo filme com Wagner Moura aplaudido em Cannes
Estrelado por Wagner Moura, críticos elogiam “O Agente Secreto” e apontam chance de Oscar





