nsc
hora_de_sc

Escola de samba

Carnaval 2019: Consulado quer conquistar a passarela com amor

Um dos setores da escola que parece ter conquistado a simpatia é a ala Plus Size, formada por mulheres gordinhas

26/02/2019 - 18h31

Compartilhe

Por Ângela Bastos
Mestre-sala e porta-bandeira da Consulado
Mestre-sala e porta-bandeira da Consulado
(Foto: )

O amor é o grande investimento da Consulado para este Carnaval. Com o tema Où l’amour sera roi - Onde o amor se rá rei, do carnavalesco Raphael Soares, a vermelho e branco do Saco dos Limões pisa na avenida às 3h30min de domingo (3) como uma das favoritas ao título 2019.

O tema do enredo perpassa o tempo e o samba cai bem num momento em que o país se mostra dividido em extremos. Os autores do samba são Conrado Laurindo, Edson do Tamborim, Tabajara Ortiz, Wilson Silva, Wagner Amaral e Cleber.

Um dos setores da escola que parece ter conquistado a simpatia é a ala Plus Size, formada por mulheres gordinhas e que ganhou espaço na mídia nacional, como no programa da Fátima Bernardes. A ideia é mostrar que independente do manequim, o amor é que precisa estar em alta.

Em 2018 com o enredo Os Sete Reinados do Rei João a escola contou as histórias dos reinados do grande carnavalesco Joãosinho Trinta e ficou em 4º lugar.

História

A Consulado surgiu em 1986. Cariocas que vieram trabalhar na Eletrosul, em Florianópolis, saudosos do samba do Rio de Janeiro, formaram um bloco e, mais tarde, o transformaram em escola. A contribuição foi grande, principalmente na organização, que era ainda muito familiar.

A maior profissionalização fez com que a agremiação inovasse no sentido de buscar recursos por meio de política de incentivo à cultura. Mas, em 2009, a escola conviveu com uma dificuldade grande, o rebaixamento para o segundo grupo, depois que a Liga das Escolas de Samba confirmou a suspeita de quebra do regulamento a cerca do pioneirismo do samba.

Em 2015, outra situação emblemática. A escola sofreu penalização por não ter atingido o número mínimo de componentes, que ocasionou o rebaixamento para o grupo de acesso. Em 2016, a agremiação completou 40 anos de história e foi campeã com o enredo Entre Lutas e Glórias e confirmou seu retorno à elite do samba de Florianópolis. a escola tem oito títulos.

Transmissão

A NSC TV vai transmitir ao vivo e com exclusividade para todo o Estado, o desfile das escolas de samba de 2019, da Capital. Essa será a primeira transmissão feita pela emissora do evento, que será realizado no dia 2 de março, sábado de Carnaval, logo após o Big Brother Brasil.

Colunistas