O Carnaval de Florianópolis de 2025 promete ser um dos maiores da história da cidade, trazendo uma programação repleta de shows nacionais, desfiles das escolas de samba, por mais de 100 blocos de rua e 12 arenas espalhadas pela cidade. Para garantir a segurança e organização do evento, a Prefeitura preparou uma série de medidas que incluem reforço na fiscalização, ampliação da estrutura de limpeza urbana e descentralização das festividades. A expectativa é de que pelo menos 1,5 milhão de foliões participem da festa espalhada por diferentes bairros da Capital.
Continua depois da publicidade
Central de segurança integrada
Uma das principais novidades deste ano é a criação da Central de Operações de Segurança Centralizada, localizada no Terreno da União, em frente à Passarela Nego Quirido. O espaço contará com a atuação conjunta da Guarda Municipal, Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Civil, além de um centro de resgate e atendimento em saúde.
A Guarda Municipal atuará com reforço nas ruas entre os dias 28 de fevereiro e 5 de março, garantindo a ordem e prevenindo tumultos. Haverá também monitoramento em tempo real com uso de drones, permitindo uma resposta rápida a eventuais ocorrências.
Estrutura de festa descentralizada
O Carnaval 2025 terá a maior estrutura já vista na cidade, com a implantação de 11 arenas espalhadas pelos bairros, todas gratuitas, além da Arena Central no Largo da Alfândega. Cada uma dessas arenas contará com palcos, segurança, banheiros e bares.
Os bairros que receberão a festa são: Campeche, Pântano do Sul, Tapera, Ingleses, Canasvieiras, Santo Antônio de Lisboa, Lagoa da Conceição, Sambaqui, Ponta das Canas, Barra da Lagoa e Arena Continente, na Beira-mar Continental. Segundo a Secretaria de Turismo do Município, a descentralização tem o objetivo de garantir conforto e organização. Essa iniciativa dá estrutura para os blocos tradicionais e evita tumultos no Centro da cidade.
Continua depois da publicidade
Coleta de resíduos e limpeza urbana
Para manter a cidade limpa durante e após os eventos, serão mobilizados mais de 350 garis, com reforço especial nos dias de maior movimento, como no desfile das escolas de samba e nos blocos de rua. Haverá a instalação de 800 tambores de lixo e caixas estacionárias para rejeitos, além de pontos de entrega voluntária (PEVs) para vidros.
Depois da festa, as ruas passarão por um processo de varrição e lavagem com essência de eucalipto para minimizar maus odores. A limpeza será iniciada às 2h da manhã. Também serão disponibilizadas caixas especiais na Passarela Nego Quirido para descarte de fantasias e adereços usados nos desfiles.
Fiscalização de ambulantes
Para evitar problemas de desordem, apenas ambulantes credenciados poderão trabalhar durante o Carnaval. As equipes de fiscalização atuarão diariamente para garantir o cumprimento das normas, organizando pontos de venda e prevenindo a comercialização de produtos irregulares.
Transporte público reforçado
Durante o Carnaval, a demanda por transporte coletivo cresce significativamente. Para atender ao público, a Prefeitura anunciou um reforço nas linhas de ônibus, incluindo a adição de mais de 2500 horários extras no sábado (1º de março), quando ocorre o desfile das escolas de samba e o tradicional Bloco dos Sujos. Além disso, paradas para corridas por aplicativos estarão disponíveis para a população.
Continua depois da publicidade
O sistema de linhas executivas, por outro lado, não operará entre os dias 1º e 4 de março devido à baixa demanda registrada nos últimos anos.
Confira abaixo os principais ajustes nos horários do transporte público:
- Sexta-feira (28/02): Horários de dias úteis + extras programados
- Sábado (01/03): Horários especiais com mais de 2500 viagens extras
- Domingo (02/03): Horários de domingo + extras
- Segunda-feira (03/03): Horários de sábado + extras
- Terça-feira (04/03): Horários de domingo + extras
Programação oficial
O Carnaval começou no dia 7 de fevereiro com o concurso da Corte do Carnaval e segue até 4 de março. Entre os destaques que vão acontecer neste carnaval estão:
- 28 de fevereiro e 1º de março: Desfiles das escolas de samba na Passarela Nego Quirido.
- 1º de março: Bloco dos Sujos.
- 3 de março: Pop Gay, com show de Luiza Martins.
- 4 de março: Desfile das campeãs e show da Patrulha do Samba.
Continua depois da publicidade
A programação conta ainda com shows gratuitos, que acontecerão na Arena Central Amstel:
- 1º de março: Fewie, Junckles, Davince, Dj Risada, Bruninho e Davi, Dj COY e Zé Felipe.
- 3 de março: Nandim, SoundTrio, Anão, Cadu Duarte, Mc Don Juan, Vitera e Karlim e Samba 90 Graus.
A programação completa e mais informações sobre o Carnaval 2025 podem ser consultadas nas redes e canais oficiais da Prefeitura de Florianópolis pelo site carnaval.floripa.com.
Fique por dentro das ações realizadas na capital através do canal Florianópolis, uma cidade para todos no NSC Total.
Conforme determina a Lei Municipal nº 10.199, de 27 de março de 2017, a Prefeitura Municipal de Florianópolis informa que a produção e veiculação desta matéria publicitária não teve custo, neste portal NSC Total.


