Nas ruas de Florianópolis, as lojas já estão em clima de festa. Roupas brilhantes, fantasias de todos os estilos, arcos, tutus e anáguas coloridas são destaque no mostruário no comércio da capital, com os foliões antecipando as compras do que vão vestir na folia, principalmente nos blocos de rua que serão realizados nas próximas semanas. Bares, restaurantes, supermercados e a rede hoteleira também já começam a perceber os efeitos, com demanda e reservas elevadas.
Continua depois da publicidade
Nesta época do ano, o carnaval impulsiona toda uma cadeia produtiva complexa. São impulsionadas atividades como confecção de fantasias, distribuição de alimentos e bebidas, organização e realização de eventos, entre muitas outras, como destaca Fernando Ligório, fundador e CEO do Grupo 4ZERO4, responsável pelo Carnaval de rua de Florianópolis neste e no próximo ano.
— O impacto é direto e imediato. Bares, restaurantes e ambulantes têm aumento expressivo de faturamento durante o período do Carnaval. A rede hoteleira registra alta taxa de ocupação, assim como serviços de transporte, aplicativos, comércio de rua e shopping centers. O Carnaval ativa a economia local em múltiplas camadas e beneficia pequenos, médios e grandes empreendedores — afirma Ligório.
Muita gente trabalha para organizar uma folia que no ano passado movimentou mais de 1,5 milhão de pessoas. O Carnaval de Rua de Florianópolis, segundo Ligório, mobiliza diretamente mais de 4.000 profissionais. Entre eles, estão colaboradores relacionados à produção, técnica, montagem, segurança, artistas, comunicação, limpeza e equipes de apoio.
— Indiretamente, esse número cresce de forma significativa, envolvendo milhares de pessoas ligadas a fornecedores, ambulantes, trabalhadores do comércio, alimentação, hotelaria, transporte e serviços em geral — completa.
Continua depois da publicidade
Carnaval de rua atrai turistas de dentro e fora de SC e do Brasil
Os manezinhos estão sempre confirmados na folia durante o período de festas, mas Florianópolis se consolidou como município de destaque para receber foliões de outras regiões do estado, do Brasil e até de outros países. Além das festas, os visitantes podem aproveitar para conhecer as belezas naturais de praias, cachoeiras, experimentar a gastronomia típica e vivenciar a cultura local.
A capital catarinense aparece como o segundo destino mais procurado entre estrangeiros para o Carnaval 2026, segundo pesquisa da Booking, empresa de reservas de hotéis, ficando atrás somente do Rio de Janeiro, com carnaval tradicional reconhecido mundialmente.
— O Carnaval de Florianópolis tem atraído cada vez mais turistas de outros estados e também visitantes internacionais. A combinação entre festa de rua estruturada, segurança, diversidade musical e a própria atratividade da cidade como destino turístico fortalece esse fluxo e amplia o alcance do Carnaval para além do público local — completa Ligório.
Os benefícios de um Carnaval bem organizado
Um Carnaval de rua de Florianópolis bem estruturado, seguro e diverso ajuda a posicionar Floripa de forma estratégica no calendário nacional de festas populares, segundo a organização do evento. O município passa a ser visto não apenas como destino de verão, mas também como referência em eventos culturais de grande escala, capazes de atrair público, artistas e investimentos. Nesta edição, estão confirmados nomes como Ferrugem, Jammil, Gloria Groove, MC Davi e MC Pedrinho, além de uma série de atrações locais.
Continua depois da publicidade
— A cidade ganha em múltiplas frentes: fortalecimento da imagem institucional, estímulo ao turismo, geração de emprego e renda, valorização da cultura local e ocupação positiva do espaço público. Um Carnaval forte é um ativo cultural, social e econômico, que gera impacto muito além dos dias de folia e contribui para o desenvolvimento sustentável da cidade — adiciona o CEO do Grupo 4ZERO4.
Para receber os turistas, a organização faz uma mega operação e vai disponibilizar estrutura física e segurança para promover o maior Carnaval de rua já realizado na capital catarinense. Serão, ao todo, 9 arenas localizadas nos bairros Centro, Santo Antônio de Lisboa, Sambaqui, Canasvieiras, Ponta das Canas, Ingleses, Lagoa da Conceição, Campeche e Pântano do Sul.
— Estamos falando de uma operação de grande porte, com múltiplas arenas espalhadas pela cidade, estruturas de palco, som, iluminação, geradores, banheiros, gradis, equipes técnicas especializadas e uma extensa rede de fornecedores. É uma engrenagem complexa, que envolve planejamento prévio, logística integrada e coordenação simultânea em diferentes pontos da cidade — conclui.
A festa está chegando: Confira a programação completa da folia da capital catarinense nas redes sociais do Carnaval de Rua de Floripa @sigacarnavalfloripa.
Continua depois da publicidade

