nsc
an

Saúde

Carnaval de Joinville é cancelado em 2022 por aumento de casos de Covid e gripe

Anúncio foi realizado pela prefeitura e a Liga das Escolas de Samba de Joinville

14/01/2022 - 15h37 - Atualizada em: 14/01/2022 - 15h41

Compartilhe

Hassan
Por Hassan Farias
Público contemplando o Carnaval de Joinville em 2020
Público contemplando o Carnaval de Joinville em 2020
(Foto: )

Joinville anunciou o cancelamento do Carnaval de 2022 por causa do crescimento dos casos de Covid-19 e gripe. O anúncio foi divulgado nesta sexta-feira (14) pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e Liga das Escolas de Samba de Joinville (LIESJ).

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

- O cancelamento do Carnaval de Joinville sempre será um episódio a lamentar, por se tratar de uma festa popular e gratuita numa cidade carente por manifestações culturais. As últimas edições levaram milhares de pessoas para as ruas, mostrando força, alegria e movimentando a economia local - pontua Deyvid da Silveira, presidente da LIESJ.

Durante todo o ano de 2021, as escolas de samba de Joinville realizaram diversas reuniões com a Secult para viabilizar um Carnaval autossustentável e viável financeiramente, proporcionando uma evolução importante para o evento.

A LIESJ também acompanhou a mobilização das escolas de samba com suas atividades online durante o ano, como lives educativas e culturais, reuniões de planejamento e ações sociais, como a distribuição de cestas básicas e a produção de máscaras de tecido.

Recentemente, a Liga foi contemplada pelo edital da Lei Aldir Blanc e já executava projeto "Festival Carnaval nos Bairros", com uma oficina de samba na ponta do pé, cujo primeiro módulo foi realizado em novembro de 2021, na Sociedade Kênia Clube.

- Neste momento, é importante que possamos assegurar as condições de saúde para toda a população, sobretudo com o crescimento do número de casos ativos da Covid-19. Nos entristecemos com esta decisão, mas com a convicção que é o certo a fazer - afirma Guilherme Gassenferth, secretário da Secult.

Leia também:

Quais as 17 recomendações da Anvisa para vacinação de crianças contra Covid; veja lista

Joinville tem corrida por testes para Covid e busca aumenta 575% em janeiro

Covid-19 em Joinville: vacinação, teste e atendimento em 2022

Colunistas