nsc
an

Pandemia

Covid-19 em Joinville: vacinação, teste e atendimento em 2022

Município tem alta demanda desde o início de ano e pacientes precisam ficar atentos aos locais de atendimento

12/01/2022 - 13h58

Compartilhe

Hassan
Por Hassan Farias
Fila de espera para vacinação no Centreventos Cau Hansen, em Joinville
Fila de espera para vacinação no Centreventos Cau Hansen, em Joinville
(Foto: )

Joinville tem registrado uma alta demanda de pacientes nas unidades de saúde desde o início do ano. Com muitos casos de pessoas com sintomas gripais e em busca de atendimento pela Covid, pronto-atendimentos ficaram lotados e registraram filas nos primeiros dias de 2022.

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Por causa da alta procura, o município realizou mudanças na rede de atendimento da saúde para tentar reduzir as filas e atender a população com mais agilidade. Com isso, o AN reúne todas as informações sobre onde buscar o atendimento, além dos serviços de testagem e vacinação em Joinville.

Testagem para pessoas com sintomas

O teste rápido para diagnóstico da Covid-19 é oferecido em todas as unidades básicas de saúde da família (UBSFs) de Joinville. Todas as pessoas sintomáticas que se enquadrem nos critérios clínicos necessários podem fazer o exame.

> Casos ativos de Covid em Joinville dobram em cinco dias e passam de 2 mil

Ao todo, são 58 UBSFs, espalhadas por todas as regiões da cidade. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira. O horário de funcionamento e o endereço de cada unidade pode ser consultado no site da Prefeitura de Joinville.

Atendimento para pessoas com sintomas graves

Os atendimentos para pessoas com sintomas graves, como febre alta persistente ou falta de ar, serão realizados nas unidades de pronto-atendimento (UPAs) e na rede hospitalar da cidade, com funcionamento 24 horas.

- UPA Leste (Rua Mafalda Laurindo, s/n - Aventureiro)

- UPA Sul (Rua Monsenhor Gercino, s/n - João Costa)

- PA Norte (Rua Guilherme, 640 - Costa e Silva)

Atendimento para crianças

O atendimento pediátrico para crianças e adolescentes acontece em todas as UBSFs, no horário de funcionamento de cada unidade. O Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria também oferece assistência durante 24 horas por dia.

> Covid mata mais crianças em SC do que outras doenças preveníveis com vacina em 20 anos

No início de 2022, o município fortaleceu a escala pediátrica para oferecer assistência 24 horas na unidade de pronto-atendimento (UPA) Leste. Na região Sul, unidade básica de saúde da família (UBSF) João Costa é referência para atendimentos infantis, com atendimento das 7 às 20 horas.

Vacinação

A vacinação contra a Covid-19 acontece apenas na Central de Imunização, que funciona no Centreventos Cau Hansen. A aplicação da primeira e segunda doses, além do reforço, ocorre por demanda espontânea, sem a necessidade de agendamento. Neste momento, são vacinadas todas as pessoas com 12 anos ou mais.

> Explosão de casos de Covid-19 no Brasil provoca corrida por 3ª dose da vacina

Até o início do recesso de fim de ano em 2021, a imunização acontecia também nas unidades básicas de saúde. Porém, com a reorganização do atendimento, a vacinação foi centralizada apenas no Centreventos.

Centreventos Cau Hansen

- Segunda a sexta-feira: 12h às 16h30

- Sábado e domingo: 7h30 às 12h30

Leia também:

Joinville tem filas de espera de até três horas para vacinação e testes de Covid​​​

Surto de gripe lota emergência de hospitais em Joinville: "Situação crítica"

Pacientes ficam sem insulina em Joinville após falta de energia elétrica afetar farmácia

Dengue volta a preocupar em Joinville com meses de calor; cidade teve 16 mil casos em 2021

Colunistas