Dar e receber caronas ficou muito mais fácil com a popularização da internet e dos celulares inteligentes. Aplicativos como o Waze Carpool, por exemplo, conectam motoristas e passageiros que possuem trajetos e horários semelhantes, e os valores cabem no bolso do usuário e ajudam o motorista a dividir os gastos.
Continua depois da publicidade
Além de facilitar a conexão entre motoristas e passageiros, outra vantagem dos aplicativos é a segurança. Afinal, quem está do outro lado da tela? De acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), a falta de confiança entre as pessoas é a principal barreira para o crescimento do consumo colaborativo no Brasil.
Apesar da aparente desconfiança quando o assunto é economia compartilhada, a própria tecnologia já oferece soluções para deixar o serviço de caronas por aplicativos mais seguro. Já são inúmeras as funções que promovem a interação entre usuários antes da confirmação do compartilhamento, o que permite que sigam viagem de forma segura e tranquila.
Como saber se a carona é segura?
Na prática, o aplicativo Waze Carpool já apresenta diversas funcionalidades relacionadas à construção de confiança entre os usuários do serviço. Pelo app, motoristas e passageiros podem verificar o perfil de quem está oferecendo ou procurando carona, bem como conferir informações como nome, gênero, redes sociais e placa do carro.
– Me sinto seguro, pois o aplicativo me dá a opção de escolher com quem vou pegar carona. Dou preferência aos usuários com local de trabalho verificado e que já tenham feito caronas anteriormente. Isso traz mais segurança – avalia Daniel Ricardo Borges, de 37 anos, que vive em Joinville.
Continua depois da publicidade
No histórico de cada usuário também são disponibilizadas informações sobre quantas caronas já foram realizadas com o app, além da classificação feita pelas avaliações de caronas anteriores. Os usuários também pode optar pelo filtro por empresa, o que dá mais controle para selecionar o perfil da outra pessoa.
– O Waze solicita que o e-mail de inscrição na plataforma seja de alguma empresa ou de uma universidade. Logo, consigo saber onde a pessoa trabalha ou estuda, passando mais confiança sobre com quem vou compartilhar o trajeto – conta a analista de sistemas Amanda Cristina Ferreira, de 24 anos.
assim, depois de todos os filtros realizados, os convites para caronas devem ser aceitos pelas duas partes para que a viagem se concretize. O Waze Carpool também oferece um chat que permite que caroneiro e motorista conversem e combinem detalhes da viagem, como o local de encontro.
– Em meio a tantas caronas, acabei criando uma rede de contatos muito legal, já que a maioria das pessoas que pega carona comigo é do mesmo ramo que eu. Desse modo, a gente fica sabendo como é o ambiente nas outras empresas da área de tecnologia e desenvolvimento – completa Amanda Ferreira.
Continua depois da publicidade
Amplie sua rede de contatos
Mais do que conforto, segurança e a possibilidade de dividir os gastos de um deslocamento, viajar com o Waze Carpool pode significar, também, expandir a rede de contatos. Renz Santos, 31 anos, é designer e usa o app como meio de transporte até a empresa na qual trabalha. Ele conta que suas caronas são sempre um momento de conversa, aprendizado e troca de experiências, ou mesmo de diversão.
– Nas nossas conversas, sempre pergunto se a família dele vai bem, se está tudo certo no trabalho… Acaba sendo engraçado pensar nas relações que o Carpool proporciona – conta Renz.
O aplicativo também tem um forte programa de incentivo para que as organizações divulguem essa alternativa em seus meios de comunicação internos, promovendo mais qualidade de vida e diferentes opções de transporte para seus funcionários. Empresas como TIM e Banco do Brasil, por exemplo, demonstram que essa prática tem fomentado mais integração entre pessoas de diferentes setores, melhorando, consequentemente, o clima organizacional.
Waze Carpool oferece caronas por R$1 em Joinville
O aplicativo escolheu a cidade mais populosa de Santa Catarina para um modelo inédito de parceria em todo o mundo. Com objetivo de mobilizar os joinvillenses a utilizarem a ferramenta, todas as caronas terão o valor fixo de R$ 1 até o dia 14 de novembro, quando chega ao fim a campanha “#SegueTodaVidaJunto”.
Continua depois da publicidade
A promoção também busca a integração entre os bairros de Joinville, por meio de um game entre as vizinhanças. Para cada carona dada ou recebida, os usuários receberão um ponto, que será replicado para o bairro correspondente. Um ranking dos bairros será atualizado de acordo com o número de caronas e, ao final da promoção, a localidade que somar mais pontos ganhará um prêmio especial.
Além disso, quem utiliza o Waze Carpool em Joinville também pode ganhar brindes individuais. Toda segunda-feira, os usuários do app recebem uma notificação ou e-mail com um código. Para validá-lo e escolher o brinde, é só clicar no botão “Quero trocar meus pontos” no site da campanha. Depois, é só ir ao local indicado no voucher e receber o prêmio.
Para participar da promoção, baixe o Waze (para quem quer dar carona) e o Waze Carpool (para quem quer pegar carona) no iOS ou no Android e registre-se no site seguetodavidajunto.com.br.
