nsc
an

publicidade

Waze apresenta

Carona confiável: veja dicas para uma viagem compartilhada segura 

Compartilhar caronas é uma forma de economizar, preservar o meio ambiente e ter mais conforto nos trajetos do dia a dia. Veja como pegar e dar carona com segurança  

10/10/2019 - 10h55 - Atualizada em: 21/10/2019 - 17h31

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
(Foto: )

Dar e receber caronas ficou muito mais fácil com a popularização da internet e dos celulares inteligentes. Aplicativos como o Waze Carpool, por exemplo, conectam motoristas e passageiros que possuem trajetos e horários semelhantes, e os valores cabem no bolso do usuário e ajudam o motorista a dividir os gastos.

Além de facilitar a conexão entre motoristas e passageiros, outra vantagem dos aplicativos é a segurança. Afinal, quem está do outro lado da tela? De acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), a falta de confiança entre as pessoas é a principal barreira para o crescimento do consumo colaborativo no Brasil.

Apesar da aparente desconfiança quando o assunto é economia compartilhada, a própria tecnologia já oferece soluções para deixar o serviço de caronas por aplicativos mais seguro. Já são inúmeras as funções que promovem a interação entre usuários antes da confirmação do compartilhamento, o que permite que sigam viagem de forma segura e tranquila.

Como saber se a carona é segura?

Na prática, o aplicativo Waze Carpool já apresenta diversas funcionalidades relacionadas à construção de confiança entre os usuários do serviço. Pelo app, motoristas e passageiros podem verificar o perfil de quem está oferecendo ou procurando carona, bem como conferir informações como nome, gênero, redes sociais e placa do carro.

– Me sinto seguro, pois o aplicativo me dá a opção de escolher com quem vou pegar carona. Dou preferência aos usuários com local de trabalho verificado e que já tenham feito caronas anteriormente. Isso traz mais segurança – avalia Daniel Ricardo Borges, de 37 anos, que vive em Joinville.

No histórico de cada usuário também são disponibilizadas informações sobre quantas caronas já foram realizadas com o app, além da classificação feita pelas avaliações de caronas anteriores. Os usuários também pode optar pelo filtro por empresa, o que dá mais controle para selecionar o perfil da outra pessoa.

– O Waze solicita que o e-mail de inscrição na plataforma seja de alguma empresa ou de uma universidade. Logo, consigo saber onde a pessoa trabalha ou estuda, passando mais confiança sobre com quem vou compartilhar o trajeto – conta a analista de sistemas Amanda Cristina Ferreira, de 24 anos.

assim, depois de todos os filtros realizados, os convites para caronas devem ser aceitos pelas duas partes para que a viagem se concretize. O Waze Carpool também oferece um chat que permite que caroneiro e motorista conversem e combinem detalhes da viagem, como o local de encontro.

– Em meio a tantas caronas, acabei criando uma rede de contatos muito legal, já que a maioria das pessoas que pega carona comigo é do mesmo ramo que eu. Desse modo, a gente fica sabendo como é o ambiente nas outras empresas da área de tecnologia e desenvolvimento – completa Amanda Ferreira.

Amplie sua rede de contatos

Mais do que conforto, segurança e a possibilidade de dividir os gastos de um deslocamento, viajar com o Waze Carpool pode significar, também, expandir a rede de contatos. Renz Santos, 31 anos, é designer e usa o app como meio de transporte até a empresa na qual trabalha. Ele conta que suas caronas são sempre um momento de conversa, aprendizado e troca de experiências, ou mesmo de diversão.

– Nas nossas conversas, sempre pergunto se a família dele vai bem, se está tudo certo no trabalho... Acaba sendo engraçado pensar nas relações que o Carpool proporciona – conta Renz.

O aplicativo também tem um forte programa de incentivo para que as organizações divulguem essa alternativa em seus meios de comunicação internos, promovendo mais qualidade de vida e diferentes opções de transporte para seus funcionários. Empresas como TIM e Banco do Brasil, por exemplo, demonstram que essa prática tem fomentado mais integração entre pessoas de diferentes setores, melhorando, consequentemente, o clima organizacional.

Waze Carpool oferece caronas por R$1 em Joinville

O aplicativo escolheu a cidade mais populosa de Santa Catarina para um modelo inédito de parceria em todo o mundo. Com objetivo de mobilizar os joinvillenses a utilizarem a ferramenta, todas as caronas terão o valor fixo de R$ 1 até o dia 14 de novembro, quando chega ao fim a campanha “#SegueTodaVidaJunto”.

A promoção também busca a integração entre os bairros de Joinville, por meio de um game entre as vizinhanças. Para cada carona dada ou recebida, os usuários receberão um ponto, que será replicado para o bairro correspondente. Um ranking dos bairros será atualizado de acordo com o número de caronas e, ao final da promoção, a localidade que somar mais pontos ganhará um prêmio especial.

Além disso, quem utiliza o Waze Carpool em Joinville também pode ganhar brindes individuais. Toda segunda-feira, os usuários do app recebem uma notificação ou e-mail com um código. Para validá-lo e escolher o brinde, é só clicar no botão “Quero trocar meus pontos” no site da campanha. Depois, é só ir ao local indicado no voucher e receber o prêmio.

Para participar da promoção, baixe o Waze (para quem quer dar carona) e o Waze Carpool (para quem quer pegar carona) no iOS ou no Android e registre-se no site seguetodavidajunto.com.br.

Deixe seu comentário:

Últimas notícias

Loading interface... Todas de Especiais Publicitários

publicidade

Colunistas

    publicidade

    publicidade

    publicidade