São Francisco do Sul, a cidade mais antiga de Santa Catarina, também abriga o posto de combustível mais antigo do Estado. Ainda no século passado, o “Musse & Irmão” , fundado por dois irmãos sírios, foi palco de um incêndio no carro do então presidente Getúlio Vargas.
Continua depois da publicidade
Sobrevivente do tempo, o estabelecimento ajuda a contar uma parte da história do município. Ainda nas primeiras décadas do século XX, o Centro Histórico de São Francisco do Sul passava por um intenso desenvolvimento econômico, com a instalação de trapiches, construção de sobrados e revitalização de espaços públicos.
Veja fotos antigas
Em 1940, durante a visita de Getúlio Vargas para a inauguração do prédio da Delegacia da Capitania dos Portos, as chamas se tornaram protagonistas de um incidente no posto. O carro que transportaria o presidente, um Chevrolet 36, por um descuido do motorista, pegou fogo enquanto era abastecido no local.
O resgate histórico desse caso inusitado em São Francisco do Sul foi feito por Luiz Augusto Osório em 2018, que atualmente trabalha na Fundação Cultural da cidade.
Como o posto nasceu
Descendentes de sírios, os irmãos Felipe e Gerôncio perceberam a alta demanda da compra por gasolina na cidade. O pai deles, Jorge Musse, era proprietário do Armazém de Secos e Molhados, onde o material era vendido em recipientes de 18 litros trazidos dos Estados Unidos pela Texaco.
Continua depois da publicidade
Oficialmente inaugurado em março de 1938, o posto tinha uma bomba de abastecimento, com um tanque de armazenamento de 40 litros, que funcionava de forma manual pela ação de uma manivela, sendo que o fluxo de combustíveis era aferido por meio da medição em um visor de vidro, de acordo com o arquivo da prefeitura.
Além do combustível, o local também comercializava máquinas em geral, eletrodomésticos, rádios e diversos outros tipos de artigos.
Em seus 87 anos de funcionamento, o posto passou por revitalizações e foi ampliado. Atualmente, o estabelecimento continua conservado e é símbolo consolidado do pioneirismo de São Francisco do Sul.
*Sob supervisão de Leandro Ferreira









