Após a chegada dos carros elétricos, uma outra categoria começa a ganhar espaço no mercado brasileiro: os híbridos. Veículos que mesclam combustão com eletricidade – ou outra forma de força – estão, cada vez mais, se destacando no cenário, como mostram os números de vendas dos últimos meses.

Continua depois da publicidade

Conforme dados divulgados pela Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), somente em setembro, mais de 18 mil emplacamentos no país foram de carros híbridos. Em outubro, foram mais de 21 mil. O crescimento está diretamente relacionado ao aumento na oferta de modelos, especialmente de marcas como BYD, Ford, Fiat, Toyota e GWM.

Modelos de carros híbridos mais vendidos no Brasil

O mercado de carros híbridos no Brasil se mostrou bastante dinâmico nos últimos dois anos, especialmente com a entrada agressiva de marcas chinesas como a BYD e a Geely.

Nos últimos três meses, com base nos emplacamentos, se constata também a dominância dos SUVs nessa categoria, e com a chinesa BYD dominando o ranking – ocupando três das primeiras cinco posições.

O Haval H6, da GWM, lidera a venda nos últimos três meses, com quase 9 mil emplacamentos. O BYD Song Plus, Song Pro e King aparecem na segunda, terceira e quinta posição, respectivamente. O Toyota Corolla Cross Plus, quarto colocado, completa o top 5.

Continua depois da publicidade

Ranking de vendas de híbridos no Brasil nos últimos três meses

  • 1º – GWM Haval H6 (aproximadamente 9 mil emplacamentos)
  • 2º – BYD Song Plus (aproximadamente 5 mil emplacamentos
  • 3º – BYD Song Pro (aproximadamente 4 mil emplacamentos)
  • 4º – Toyota Corolla Plus (aproximadamente 4 mil emplacamentos)
  • 5º – BYD King (aproximadamente 3 mil emplacamentos)

Lançamentos

A Toyota está ampliando o portfólio de eletrificados com a nona geração da Hilux, que foi revelada com uma estratégia de “múltiplos caminhos” para diferentes mercados globais. A principal novidade para regiões como o Brasil e a América do Sul é a introdução da Hilux Híbrida Leve (Mild Hybrid – 48V), que usará o tradicional motor 2.8 turbodiesel com um auxílio elétrico para melhorar a eficiência de combustível e oferecer um toque extra de torque.

Além da versão híbrida leve que deverá chegar à América do Sul até o final de 2026, a Toyota também está investindo em tecnologias de zero emissão mais ambiciosas para a Hilux. A montadora confirmou o desenvolvimento de uma variante movida a célula de combustível de hidrogênio (FCEV), que, em vez de combustão, gera eletricidade a bordo emitindo apenas vapor d’água. Este projeto está em fase de protótipo avançada e a expectativa é que a Hilux a hidrogênio possa ser uma realidade comercial em mercados selecionados por volta de 2028.

Outra montadora que está lançando uma picape híbrida é a Ford, que traz ao Brasil a versão eletrificada flex do clássico Maverick. A promessa da empresa, inclusive, é que o modelo deve ser o mais barato do país na categoria, com faixa de preço estimada a partir de R$239.900,00.

As principais mudanças se concentram na mecânica e na tecnologia: a picape agora adota a tração integral (AWD) sob demanda e a sofisticada suspensão traseira multilink (antes restritas às versões a combustão), substituindo a tração dianteira anterior, o que aprimora o desempenho e a dirigibilidade em diferentes terrenos.

Continua depois da publicidade

No quesito visual e tecnológico, a Maverick Hybrid 2026 também recebeu o facelift da linha, apresentando um design dianteiro renovado com novos faróis de LED e grade. O interior foi modernizado com um quadro de instrumentos 100% digital de 8 polegadas e uma nova e maior central multimídia SYNC 4 de 13,2 polegadas, que inclui GPS nativo, Wi-Fi 5G e conectividade sem fio para Apple CarPlay e Android Auto. Além disso, o modelo passa a contar com um pacote de segurança mais completo, incluindo Piloto Automático Adaptativo com Stop & Go e sistema de centralização de faixa.