A cartilha “Uma Aventura com a Constituição”, elaborada por meio de uma parceria do Supremo Tribunal Federal (STF) com a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) foi lançada nessa quarta-feira (19), em Brasília. A cartilha é destinada a alunos do ensino fundamental e contém lições sobre a Constituição Federal e a divisão dos poderes no Brasil.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O projeto faz parte de um programa de combate à desinformação que tem a participação da universidade catarinense. O documento tem 66 páginas e traz textos e ilustrações sobre o que diz a Constituição e como ocorre o funcionamento dos poderes no país.

O lançamento, que aconteceu na quarta, teve a presença do presidente do STF, o ministro Luis Roberto Barroso. Na ocasião, ele destacou a importância da educação na formação das crianças.

— Quanto mais a gente estuda, melhor vai se colocando na vida — declarou às crianças.

Continua depois da publicidade

Distribuição do material

A cartilha será distribuída, inicialmente, aos estudantes do 4° ano da Escola Classe 113 Norte, localizada em Brasília. Mas outras escolas também podem receber o documento. A cartilha poderá ser baixada gratuitamente no site do STF na Escola ou em PDF, neste link.

A iniciativa faz parte do programa STF na Escola, criado no ano passado. Participaram da cerimônia de lançamento a vice-reitora da Udesc, Clerilei Aparecida Bier, e o professor de Administração Pública e pesquisador da área de Cultura Política da Udesc Esag, Daniel Pinheiro.

A parceria do STF com a Udesc foi firmada no início do ano e visa a elaboração de conteúdos educativos sobre política e sociedade para crianças e adolescentes.

A parceria prevê ainda o financiamento de um desenho animado baseado na cartilha e a construção de jogos interativos para o ambiente digital. A intenção é buscar novos caminhos para apresentar o tribunal a estudantes e educadores do ensino fundamental, além de promover a educação política.

Continua depois da publicidade

A parceria envolve programas de pesquisa e extensão já existentes na Udesc, o Esag Kids e o Educação e Cultura Política.

A Udesc integra a parceria com o STF para o combate à desinformação desde 2022. Desde então, a universidade já participou de audiências e rodas de conversa sobre estratégias para conter o avanço de informações falsas no contexto da política e democracia brasileiras.

O professor da Udesc Esag, Daniel Pinheiro, conta que o público alvo da cartilha são as crianças.

— Percebemos que, com nossa expertise nos temas relativos à democracia, podíamos contribuir aprimorando a linguagem escrita e visual da cartilha, tornando-a mais atrativa e didática para as crianças — explica.

Continua depois da publicidade

O material deve ser distribuído a outros multiplicadores do programa pelo país.

Veja fotos do lançamento da cartilha

*Sob supervisão de Andréa da Luz

Leia mais

Fotógrafo de SC expõe obras em galeria próxima ao museu do Louvre, na França

Governo de SC lançará edital para superconcurso na Educação com 10 mil vagas

Professores da UFSC encerram greve após 40 dias de paralisação

Destaques do NSC Total