O cartão-postal surgiu no século XIX e fez muito sucesso ao longo dos anos. O envelope era muito utilizado por pessoas que enviavam correios aos amigos e familiares, decorado com fotos do local visitado. A fim de explorar os pontos turísticos de Florianópolis, a reportagem do NSC Total foi atrás de cartões-postais antigos que retratam os lugares icônicos da capital catarinense.
Continua depois da publicidade
Quando se fala em cartão-postal de Florianópolis, é quase impossível não pensar na Ponte Hercílio Luz. A estrutura construída há quase 100 anos sempre foi destaque dos antigos envelopes. Mesmo que seja um foto aérea, ela ainda recebe amplo destaque dos fotógrafos.
Além da ponte, outros destaques dos cartões-postais são as praias de Florianópolis. No entanto, ao contrário do que se imagina, antigamente as praias mais populares ficavam na região continental, antes da poluição tomar conta das águas. Praias como a da Saudade, do Bom Abrigo e a do Estreito integram alguns dos cartões-postais mais clássicos da capital catarinense.
Veja cartões-postais antigos de Florianópolis
Ainda mais, construções como a Catedral Metropolitana e o Palácio Cruz e Souza, ambas localizadas no Centro de Florianópolis, também são destaques de alguns cartões-postais. O segundo prédio, inclusive, serviu como Palácio do Governo por anos.
Por fim, os cartões-postais ainda revelam a chegada das novas pontes: Colombo Salles e Pedro Ivo. As estruturas, que foram construídas nos anos 1970 e 1990, respectivamente, alteraram o visual da capital catarinense.
Continua depois da publicidade
*Sob supervisão de Luana Amorim












