nsc
    nsc

    Saúde Bucal em Foco

    Carvão ativado para clarear os dentes? Entenda por que este recurso é o pesadelo dos cirurgiões-dentistas

    Solução pode causar o desgaste do esmalte, erosão e exposição da raiz dentária

    09/10/2020 - 10h39

    Compartilhe

    Estúdio
    Por Estúdio NSC
    Associação Brasileira de Odontologia é contrária ao uso do carvão ativado para o clareamento dental
    Associação Brasileira de Odontologia é contrária ao uso do carvão ativado para o clareamento dental
    (Foto: )

    De onde vem a ideia de que é correto usar carvão no clareamento dental? Não é difícil ver, por exemplo, propagandas de cremes dentais de carvão ativado como sendo uma solução alternativa. Substâncias abrasivas, de um modo geral, agem de maneira eficiente na mudança de tonalidade do esmalte do dente, mas, o sucesso no caso do carvão se deve à sensação de dentes mais claros em relação aos tecidos moles do entorno, que ficam mais escuros pelo uso da substância.

    De acordo com a Dra. Roberta Abiati – Cirurgiã-Dentista, Especialista em Prótese Dentária - o uso frequente do creme dental de carvão ativado deixa o esmalte dentário mais poroso, quebradiço e suscetível a cáries.

    — A pasta de carvão ativado tem uma ação extremamente abrasiva, provocando consequências graves, como o desgaste do esmalte, a erosão e a exposição da raiz dentária.

    A doutora reforça ainda, que o desgaste causado pelo carvão ao esmalte é irreversível.

    No Brasil, a Associação de Odontologia é contrária ao uso do carvão ativado para o clareamento dental, e reforça que receitas caseiras não têm capacidade de clarear os dentes. Tal procedimento, obviamente, deve ser feito com um profissional. Em casa, a higienização bucal de forma correta é uma maneira de contribuir com o resultado do procedimento.

    Aqui vale explicar que o amarelamento dos dentes se deve a um processo natural de envelhecimento da dentição. Além disso, o consumo de determinados alimentos com pigmentos fortes, como café, vinho tinto, molho, contribuem para a alteração na tonalidade dos dentes; medicamentos, álcool e tabaco também têm um efeito muito ruim neste sentido.

    Amarelamento dos dentes se deve a um processo natural de envelhecimento da dentição
    Amarelamento dos dentes se deve a um processo natural de envelhecimento da dentição
    (Foto: )

    O clareamento dos dentes é basicamente estético e costuma ter um impacto muito significativo na vida das pessoas, principalmente, no que diz respeito à autoestima de quem busca essa solução.

    Dentes mais claros passam um aspecto de asseio, transmitindo segurança em situações importantes, como em uma entrevista de emprego, por exemplo. E se tem uma época do ano na qual as pessoas querem estar com a sua autoestima elevada, é no verão. A estação mais quente do ano está chegando. Por isso, se você pretende chegar com um sorriso ainda mais bonito, clarinho, procure um dentista, fale sobre o seu desejo e faça o procedimento de maneira correta e segura.

    Profissional responsável:

    Dra. Roberta Abiati – cirurgiã-dentista, especialista em prótese dentária – CRO/SP 109832

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Especiais Publicitários

    Colunistas