nsc

Casa de Apoio busca doações para manter acolhimento a crianças com câncer

26/03/2019 - 10h43 - Atualizada em: 26/03/2019 - 13h18

Compartilhe

Por Redação CBN Diário

A Casa de Apoio Vovó Gertrudes busca doações para manter o trabalho de acolhimento a crianças e familiares em atendimento no Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis. O custo mensal de manutenção da casa é de R$ 40 mil.

Situada ao lado do hospital, a casa oferece quartos para a criança e um acompanhante, banheiros, copa, cozinha, sala de convivência, capela, lavanderia e brinquedoteca. São 1.500 metros quadrados em três pavimentos. O acolhimento é gratuito, com apoio de voluntários e da comunidade. A Casa recebe famílias de todo Estado, pois o Hospital Infantil Joana de Gusmão é referência no tratamento de câncer infanto juvenil.

A Assessora executiva da Associação de Voluntários de Saúde (Avos), Bernadete Hoffmann Berto, destaca que, nos últimos quatro anos, a casa realizou quase 9 mil acolhimentos para 365 famílias e serviu quase 50 mil refeições. Em média, são 10 crianças e 10 adultos por dia.

— Quando está em tratamento de quimioterapia ou radioterapia, a criança não precisa ficar em leito de hospital. Vem de sua cidade de origem, com a mãe ou pai, é acolhida na casa de apoio, faz o tratamento no hospital ou clínica, no caso da radioterapia, e retorna para pernoitar na casa.

Informações sobre como doar podem ser obtidas pelo site da Avos ou pela Central de Doações, no telefone 3348.6043.

Ouça a entrevista de Bernadete ao Estúdio CBN Diário:

Colunistas