Os apaixonados por literatura e pela obra de uma das maiores escritoras do país, Clarice Lispector, têm a oportunidade de fazer uma imersão na obra da autora, por três dias, em Joinville. O “Caminhão de Histórias – Que Mistérios tem Clarice” estaciona no Museu de Arte neste domingo (15), e permanece no local até terça-feira (17), com atividades gratuitas. A ação é promovida pelo Instituto do Grupo CCR, que administra o Aeroporto de Joinville.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Clarice Lispector nasceu na Ucrânia, mas ainda recém-nascida mudou-se para o Brasil. Desde criança já escrevia histórias, e o talento nato logo lhe conduziu ao trabalho em jornais e para uma vida como escritora reconhecida internacionalmente.
Veja fotos da casa itinerante, o Caminhão de Histórias
No caminhão de exposição, o foco são as obras de literatura infanto-juvenil da autora. A mostra oferece reflexões sobre o universo lúdico criado por Clarice Lispector, explorando histórias que envolvem jovens leitores e despertam curiosidade sobre sentimentos e emoções. Entre as obras que ilustram a “Casa que anda” estão “A Vida Íntima de Laura”, “O Mistério do Coelho Pensante” e “A Mulher que Matou os Peixes”.
Continua depois da publicidade
— Para nós, da CCR Aeroportos, é sempre uma alegria oferecer atividades culturais para a comunidade. Pode ser a oportunidade perfeita para que essas obras sejam apresentadas para crianças, adolescentes e outras pessoas que apreciam a leitura. A população está convidada para visitar essa ótima iniciativa — destaca Elisangela Bastos, gerente do Aeroporto de Joinville.
Imersão na obra de Clarice Lispector
O interior do caminhão foi recriado para refletir a residência da autora, proporcionando atividades educativas como leitura, oficinas criativas e o uso de máquinas de escrever, todas conduzidas por educadores especializados. O exterior é decorado com ilustrações de Mariana Valente, neta de Clarice, que retratam diversos aspectos da vida da autora.
Essas imagens incluem cidades e países onde Clarice viveu, como Recife, Rio de Janeiro, Pisa, Genebra e Washington, além de cenas da escritora cercada por crianças, jardins e animais.
— Levar as obras de uma das autoras brasileiras mais renomadas mundialmente, que escreveu inúmeras histórias dialogando com jovens leitores, busca despertar neste público curiosidades sobre seus próprios sentimentos, emoções e outras reflexões. Além disso, reforça as nossas ações de apoio a diversos festivais literários no país — afirma a diretora executiva do Instituto CCR e de Sustentabilidade, Inovação e Responsabilidade Social do Grupo CCR, Renata Ruggiero.
Continua depois da publicidade
Serviço:
- O quê: Exposição do “Caminhão de Histórias – Que Mistérios tem Clarice”
- Quando: De 15 (domingo) a terça-feira (17) de setembro
- Horário: Das 10h00min às 17h00min
- Onde: Estacionamento do Museu de Arte de Joinville, na Rua XV de Novembro, nº 1400, América.
- Exposição gratuita.
Leia mais
Fotos de uma década mostram como foi a instalação da fábrica da BMW em SC
Quem é o catarinense que desenvolveu a IA do filme de terror “Alien: Romulus”
Malwee, Duas Rodas, Choco leite e mais: conheça as indústrias mais antigas de Jaraguá do Sul