O Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul – Eugênio Victor Schmöckel, em uma pesquisa realizada e liderada pela historiadora Silvia Kita, identificou quais foram as primeiras empresas registradas em Jaraguá do Sul. Entre as indústrias, cinco continuam ainda em funcionamento e, inclusive, entraram para o seleto hall de empresas centenárias de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
São elas o Grupo Malwee, que iniciou como Firma Weege em 1906; a Marcatto Chapéus, em 1923; a antiga Firma Gumz, que hoje é a Choco Leite e que teve os trabalhos iniciados em 1923; e a atual multinacional do ramo alimentício, a Duas Rodas, que completa 100 anos em 2025. O Grupo Menegotti fecha a lista, com sua fundação registrada no ano de 1940.
Cidade dos bilionários e a mais segura do Brasil tem mais de mil vagas de emprego abertas
As cinco indústrias possuem características similares: começaram como pequenas fábricas ou comércios, são empresas familiares de sucesso e que se reinventaram com o passar dos anos: focando em sustentabilidade, novos produtos e a maioria no mercado internacional.
Continua depois da publicidade
Conheça mais sobre as indústrias mais antigas de Jaraguá do Sul
Firma Weege, atual Grupo Malwee (1906)
A Firma Weege foi fundada por Wilhelm e Bertha Weege no dia 6 de janeiro de 1906, segundo a pesquisa da historiadora Silvia Kita. O empreendimento, na época, funcionava como um comércio, atafona, queijaria e açougue.
Em 1948, o filho do casal, Wolfgang Weege, assumiu a direção da empresa e expandiu as atividades com a aquisição de um frigorífico e laticínios. Em 1950, inaugura um posto de gasolina com loja de conveniência, um empreendimento considerado inovador para a época.
Na década seguinte, o comércio é modernizado e se transforma em uma grande loja de departamentos. O frigorífico é desativado e, em seu lugar, surge a ideia de uma nova atividade industrial. Era o início da Malwee Malhas Ltda, que hoje é o Grupo Malwee – uma das indústrias têxteis e de moda mais reconhecidas do país, presente em centenas de pontos de vendas.
O Grupo Malwee tem se destacado na produção de peças acessíveis e sustentáveis, sendo ainda uma referência em ESG (Ambiental/Social e Governança). A empresa também é muito conhecida por administrar o Parque Malwee, uma área de lazer e de preservação ambiental com 1,5 milhão m², que se tornou um dos principais pontos turísticos de Jaraguá – e tem entrada gratuita.
Continua depois da publicidade
Marcatto Fábrica de Chapéus, a Marcatto S/A (1923)
A Marcatto, uma fábrica de chapéus, foi fundada em 15 de outubro de 1923, pelo casal de imigrantes italianos João e Christina Marcatto. Na época, segundo o histórico da empresa, era facilmente encontrado em Jaraguá do Sul um tipo de madeira da qual se extraía a fibra para a fabricação de chapéus de palha.
Em seguida, com apenas uma máquina de costura e uma prensa de chapéu, o casal abriu a Fábrica de Chapéus de Palha João Marcatto. Os primeiros modelos fabricados foram o Santos Dumont e Pinheiro Machado.
Na década de 50, os filhos do casal assumiram o negócio e deram nova visão e dinâmica para os projetos da empresa. Neste mesmo período foi construída a nova sede da fábrica em Jaraguá. Na década seguinte, a empresa começou a vender o chapéu ‘Panamá’ – um dos maiores sucessos – e adota o nome Marcatto S/A.
A empresa jaraguaense foi se reinventando com o passar dos anos e hoje possui uma extensa linha de produtos, como chapéus de todos os estilos, bonés, boinas, bolsas e até uma linha de acessórios femininos.
Continua depois da publicidade
Firma Gumz, atual Choco Leite (1923)
Em 1923, na localidade de Rio Cerro II, Gustavo Gumz instalou uma pequena casa comercial, que prosperou. Em 1927, segundo o material da historiadora Silvia Kita, o empreendedor fundou uma fábrica de laticínios que produzia queijos, manteiga e outros derivados do leite, com o nome de “Sant Ana”, em homenagem a sua esposa Ana.
Em 1944 a empresa passou a denominar-se Gumz Irmãos Ltda, sendo que no ano de 1959 lançou a Choco leite – uma bebida láctea com sabor de chocolate, vendida na famosa ‘garrafinha’, e que faz parte da memória afetiva dos catarinenses, principalmente dos moradores de Jaraguá do Sul.
A empresa hoje tem o nome de Chocoleite Indústria de Alimentos e continua vendendo o produto para vários estados como Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio, Minas e outros. Além da garrafinha, é possível encontrar a bebida em garrafa de plástico, em pó e na caixinha.
Duas Rodas (1925)
A Duas Rodas foi fundada em 1925 pelo casal alemão Hildegard e Rudolph Hufenüssler, sendo ela uma física e ele um químico-farmacêutico. A então Rudolph Hufenüssler Fábrica de Essências foi a primeira produtora brasileira de óleos essenciais para a indústria de alimentos e bebidas, segundo a historiadora Silvia Kita.
Continua depois da publicidade
Apenas 10 anos após a fundação, a empresa já começou a exportar os seus produtos para o Uruguai e em seguida para a Europa, e em 1938 passou a se chamar Indústrias Reunidas Jaraguá SA. Em 1948, criou a marca Selecta, líder hoje na fabricação de insumos para sorvete na América Latina.
A mudança para o nome atual, Duas Rodas, ocorreu em 15 de maio de 1992. A empresa se tornou uma das maiores fabricantes de aromas, extratos e ingredientes para a indústria de alimentos e bebidas, sendo líder em vários segmentos no Brasil e América Latina. A multinacional jaraguaense possui seis fábricas, sendo três no Brasil e outras no México, Chile e Colômbia; escritórios comerciais nos Estados Unidos e China; e um Centro Avançado de Inovação e Logística na Europa.
Atualmente, emprega cerca de 1.700 pessoas e produz mais de três mil produtos, divididos em três mercados: Flavors (aromas, extratos botânicos, condimentos e aditivos, além de soluções integradas); Food Service (fabricação de ingredientes para sorvetes, chocolates e confeitaria) e Alimentação Animal.
Menegotti Indústria Metalúrgica, atual Grupo Menegotti (1940)
Em 25 de maio de 1940, Erwino Menegotti e sua mulher Maria Kanzler Menegotti, criaram uma “Ferraria e Fábrica de Carroças” para fabricação de ferraduras, machados, enxadas, foices e consertos de carroças. O empreendedor otimizou sua produção com o lançamento de implementos agrícolas, roçadeiras, secadores e resfriadores de arroz, segundo a pesquisa da historiadora Silvia Kita.
Continua depois da publicidade
Tempo depois, passou a produzir máquinas e equipamentos para a fabricação de tubos de concreto – responsável pelo desenvolvimento da Metalúrgica Menegotti, a partir de 1965. Dois anos depois, a indústria produziu sua primeira betoneira – o produto que levou a Menegotti para a liderança deste setor no Brasil e América Latina.
O ano de 2003 foi marcado pela cisão do Grupo Menegotti, em que a Menegotti Indústrias Metalúrgicas incorporou as empresas Menegotti Máquinas para construção e Menegotti Fundidos. Atualmente, o grupo é formado por quatro unidades de negócios independentes: Menmaq, máquinas para construção; Menfer, de processamento de aço; Mentec, para distribuição de produtos e MNA, Menegotti North America com sede em Atlanta (EUA). A empresa se tornou uma multinacional e consolidou sua presença em mais de 40 países.
Veja fotos das indústrias mais antigas de Jaraguá do Sul
Leia mais
Fotos mostram como eram desfiles de 7 de setembro nos anos 1950 e 1970, em Jaraguá do Sul
Conheça o projeto da nova praça construída por igreja no Norte de SC