Aquele casarão antigo e imponente, que faz parte da história de Joinville, era o sonho de consumo de Patrícia Camargo Chiminelli quando ela era adolescente. A “casa dos sonhos” da joinvilense fica na esquina entre as ruas Jerônimo Coelho e Rio Branco, foi construída em 1923 e pertenceu à família Beckmann. Anos mais tarde, já na vida adulta, Patrícia conseguiu dinheiro suficiente para comprar o imóvel. Entretanto, viu seu sonho ser destruído por um incêndio que atingiu o local no ano passado.
Continua depois da publicidade
Por conta da sua importância arquitetônica, o imóvel é tombado desde 2018 e foi incluído no Inventário do Patrimônio Cultural de Joinville (IPCJ) em abril de 2021. No entanto, a edificação histórica correu sério risco de desaparecer, na madrugada de uma quarta-feira, dia 14 de agosto de 2024, quando as chamas engoliram o prédio.
Veja fotos da casa histórica de Joinville
O casarão foi construído em 1923 e pertenceu à família Beckmann. O local abriu salas comerciais e foi endereço de um escritório de advocacia, mas estava desocupado quando foi atingido pelo fogo.
Segundo os bombeiros, o incêndio atingiu os 675 metros quadrados do imóvel e, na época, a suspeita era de que o fogo tenha sido iniciado por ação humana direta.
— O que mais doeu foi quando botaram fogo e eu vi aquela escadaria linda toda queimada — lembra Patrícia.
Continua depois da publicidade
Patrícia disse que já sonhava em comprar o imóvel quando tinha 17 anos e, na época, não tinha condições “nem de comprar uma bicicleta”. Anos mais tarde, ao conquistar independência financeira, conseguiu conquistar o sonho.
— Eu fui na frente dessa casa e disse “um dia está casa vai ser minha”. Os anos passaram e eu esqueci, até que um dia resolvi mandar mensagem e comprei — conta.
O amor pelo prédio é tão grande que Patrícia possui uma espécie de fichário que conta toda a história do prédio centenário.
Ainda que tenha conquistado a compra da casa desejada, hoje, Patrícia tem outros sonhos. Ela quer repaginar o imóvel, fazer a restauração e, quem sabe, um baile de inauguração do espaço.
Continua depois da publicidade
Parte deste sonho já está caminhando. Isso porque um projeto de restauração do imóvel está sendo analisado pela Comissão do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Natural do Município (COMPHAAN). O projeto passa por alguns ajustes para poder ser concluído e aprovado.
— Meu sonho, depois de reformar todo o casarão, fazer uma festa e pedir aos convidados para irem vestidos à caráter da época , homens de cartola e relógios de bolso e as mulheres de vestido com armação — sonha a dona do casarão.
Leia também
Cabeça d’água quase engole carro que atravessava ponte invertida em SC; VÍDEO
Casarão centenário que foi secos e molhados ganha novo destino em Joinville
Empresa e lar: conheça história por trás de casa centenária que está à venda em Joinville
                                    
                            
                            








